Mensagem

A Seara

MSG 255 =24/8/2011

            “... A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara. ” (Lc. 10: 2).   
  


       Nos textos bíblicos a palavra seara  é designada para indicar uma lavoura (Lv. 23: 10). Todos nós sabemos que uma planta jogada na terra tem seu tempo específico de produzir, e visando esse objetivo o agricultor a trata, adubando a terra e excluindo  as ervas daninhas que possam prejudicar o desenvolvimento  de seus frutos.  Porém, no tempo certo cada espécie é colhida, seus frutos aproveitados e a parte que não serve para mais nada é lançada ao fogo. Aos olhos do Criador a trajetória de nossa vida segue princípios semelhantes. Deus nos trás à existência desde nossa concepção no ventre de nossa mãe, e determina por quanto tempo devemos viver aqui (Sl. 139: 16).  Ao findar esse tempo somos tirados da terra, e nossos frutos, em termos de fidelidade e obediência ao Criador, são avaliados para que cada um receba de acordo com a qualidade que o Senhor encontra neles (Jr. 17: 10).  Portanto, o ensinamento do evangelho de Jesus destina a limpar nosso coração das ervas daninhas plantadas pelo inimigo de nossas almas, para que os frutos de nossas ações sejam agradáveis a Deus (Jo. 15: 3). 

       O versículo acima reproduzido relata a preocupação de Jesus em enviar pessoas a trabalhar nesse sentido, ou seja, levar a Palavra da verdade para limpar os corações afetados pela mentira. Ele tinha plena consciência do que acontece com as pessoas que morrem sem dar bons frutos na seara do Pai, e essa foi a razão de sua preocupação em nos recomendar até os últimos minutos antes de subir aos céus (Veja Mc. 16: 15-16). 

       É bom lembrar que, querendo ou não as pessoas acreditar, Deus vai considerar os seres humanos como elementos de Sua seara até os últimos dias do cristianismo, quando todos irão ser colhidos de uma só vez.  Veja o que foi mostrado a João. Eis o texto: 

      Olhei, e eis uma nuvem branca, e sentado sobre a nuvem um semelhante a filho de homem, tendo na cabeça uma coroa de ouro e na mão uma foice afiada. Outro anjo saiu do santuário, gritando em grande voz para aquele que se achava sentado sobre a nuvem: Toma a tua foice e ceifa, pois chegou a hora de ceifar, visto que a seara da terra já amadureceu! ” (Ap. 14: 14-15).    

         Esses versículos descrevem uma parte do arrebatamento dos cristãos fiéis, que serão colhidos pelo próprio Jesus, como a ceifa de uma seara. Mas nesse tempo a espera de Deus estará terminando, e todos serão colhidos, porém, de forma diferenciada. Veja como será a ceifa daqueles que rejeitaram Jesus como único e exclusivo salvador. Eis a transcrição do texto: 

      Então, saiu ...  outro anjo, tendo ... também uma foice afiada. Saiu ainda do altar outro anjo, ... que tem autoridade sobre o fogo, e falou ... ao que tinha a foice afiada, dizendo: Toma a tua foice afiada e ajunta os cachos da videira da terra, porquanto as suas uvas estão amadurecidas! Então, o anjo passou a sua foice na terra, e vindimou a videira da terra, e lançou-a no grande lagar da cólera de Deus. ” (Ap; 14: 17-18-19).   

       Amigo, tanto os fiéis como os infiéis pertencem a Deus. Mas o destino de cada um não é igual, pois Deus estabelece diferença entre o que serve a Ele e o que não serve. Veja que os fiéis serão colhidos pelo Senhor Jesus; e os infiéis por um anjo que os lançará no grande lagar da ira de Deus

 

       Que o Senhor te abençoe e te guarde.