Mensagem

A Santa Semente

MSG 081 – 16-7-2008

       A vós outros é dado conhecer os mistérios do reino de Deus; aos demais, fala-se por parábolas, para que, vendo, não vejam; e, ouvindo, não entendam”. (Lc. 8: 10).

      Essa foi a resposta de Jesus aos discípulos, quando estes o indagaram sobre o significado da parábola do semeador (Lc. 8: 4 a 8). À primeira vista, parece que Jesus não queria que as pessoas entendessem; mas o motivo dessa resposta era bem mais profundo.

      Antes de sua vinda, Deus levantava profetas para  transmitir fielmente Sua vontade ao povo (Ez. 33:7). Insensíveis de coração, o povo ouvia, mas não mudava a maneira de pensar e agir. Séculos se passaram, e chegou o tempo de Deus aperfeiçoar a maneira de Sua comunhão com o mundo, através da mudança de nosso sentimento para entender e cumprir a Sua Palavra. 

      Esse novo modo de comunhão é uma das características principais da era cristã, e foi confirmado, como se vê  em Hebreus 8: 10. Através dele a Palavra não se limita somente à expressão da vontade divina, mas também estabelece o poder de Deus na terra. Esse poder vem pelo Espírito Santo, e muda nossa maneira de avaliar as coisas, para que possamos entender e praticar a vontade de Deus.  Mas para que venhamos recebê-lo  é necessário que tenhamos sido chamados por Deus. Veja a declaração de Jesus: 

  Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer;...”. (Jo. 6: 44). 
    

      Por isso, as pessoas que ainda não têm a  chamada de Deus, ouvem e não entendem (Veja Jo. 10: 26-27).

      Na verdade, a Palavra de Jesus é lançada  indistintamente sobre todas as pessoas, como se lança uma semente ao solo. Essa modalidade é um princípio da justiça divina que atua sobre justos e  injustos (Mt. 5: 45). Mas ela só frutifica no coração daquele que foi chamado. 

     Essa foi a razão do Senhor dizer aos discípulos que a eles foi dado compreender o reino de Deus. Eles haviam sido chamados, e permaneciam na busca da verdade (Jo. 8: 31-32). Portanto, eram  pessoas, cujos corações foram considerados como boa terra para geminar a santa semente.

      Jesus previu que, ao semear a Palavra, haveríamos encontrar quatro tipos diferentes de reação nos corações humanos, e que apenas um daria frutos satisfatórios (Lc. 8: 12 a 15). Essa previsão  está se cumprindo nos dias atuais. 

      Mas a profecia mostra que no tempo do milênio bíblico - considerado como o último estágio de nosso aperfeiçoamento espiritual - haverá um só tipo de coração onde a santa semente será plantada. A unidade de espírito reinará entre as pessoas. Veja o texto: 

    Exultarei em Jerusalém, e folgarei no meu povo; não se ouvirá mais nela voz de choro nem voz de lamento.... Não trabalharão debalde, nem gerarão filhos para calamidade; porque são a semente dos benditos de Jeová, juntamente com os seus descendentes.” (Is. 65: 19 e 23).

      Assim, ao transmitir a Palavra de Deus para  outras pessoas, estamos participando da santa semeadura; e Deus tem uma promessa na eternidade para cada um daqueles que o fazem (Veja Dn. 12: 2-3).

      Portanto, amigo, participe da santa semeadura. Procure mandar mensagens que visem à edificação espiritual aos seus amigos. Muitas vezes a Palavra de Deus que você envia, numa hora em que eles estão necessitados, pode transformar situações e até salvar vidas (Veja Mt. 8: 8 + Jo. 14: 12).

      Que o Senhor possa fale melhor ao seu coração.