Mensagem

SACERDOTE ETERNO

MSG 662 de 17.09.2019

       O sacerdócio já existia desde os tempos antigos, até mesmo antes da Lei de Moisés, quando o homem era o sacerdote da família. Apresentar sacrifícios a Deus pelos pecados, era uma de suas funções (Jó 1: 5). Cabia a ele ensinar sua casa a andar nos retos caminhos do Senhor, ministrando a obediência à Deus. Mas a vontade do Senhor é que todos se salvem, ou seja, que toda criatura volte à comunhão com Deus, como era antes da entrada do pecado (2 Tm. 2: 3-4). Essa é a razão pela qual o plano divino evolui ao longo dos tempos, visando aproximar o ser humano daquele que criou todas as coisas. Por isso, a lei mosaica foi uma evolução do sistema sacerdotal do tempo dos patriarcas, assim como a vinda da nova aliança, firmada no sangue e Jesus, é a mais recente evolução do plano de Deus na caminhada dos humanos de retorno ao seu Criador. Abraão tinha consciência disso, e honrou a Melquisedeque que o abençoou, como Sacerdote de Deus, oferecendo-lhe pão e vinho, e bem-dizendo ao Senhor por ter entregue os inimigos de Abraão em suas mãos. Veja o texto:

      “Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho: este era sacerdote do Deus Altíssimo. Abençoou a Abrão, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, Criador do céu e da terra! e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos às tuas mãos! Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.” (Gn. 14: 18-19-20).  

       Esse evento, acontecido muito antes da lei mosaica, prefigurou a realidade de hoje, onde Jesus, segundo a Ordem de Melquisedeque, se tornou nosso Sacerdote eterno, depois de sacrificar a si mesmo pela paga dos pecados de todo aquele que nele crê (Sl. 110: 4 e Jo. 3: 16). Vivemos o tempo profetizado, onde ele declarou que haveria de existir um só rebanho, e um só Pastor (Jo. 10: 16). Portanto, nosso Sacerdote é Jesus Cristo, alocado nos céus, e as bençãos que recebemos vêm dele e de mais ninguém.        Precisamos ter a consciência viva disso, para não aceitar intermediários, pois é o Senhor quem nos dá a força para vencer o inimigo.

       É muito comum defrontar com pessoas querendo nos desviar dos retos caminhos do Senhor. O diabo tenta esse tipo de impedimento desde o início do cristianismo (At. At. 13: 6 a 10). Portanto, é necessário sempre vigiar e orar para evitar as astutas ciladas que entram em nossa mente através de potestades malignas que atuam nos ares da terra. Veja o que disse o apóstolo Paulo. Eis o texto:
      “...  nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.” (Ef. 6: 12).   

      Grandes forças espirituais do mal atormentam o mundo inteiro, matando, roubando e destruindo. Daí, a necessidade de cada cristão buscar maior conhecimento do evangelho, e maior comunhão com Deus através de Jesus como nosso Sacerdote, crendo que ele está ouvindo nossas súplicas. Temos que aprender a viver pela fé, buscando o Senhor em espírito e em verdade, porque foi isso que ele nos ensinou (Jo. 4: 23-24).

       Portanto, Jesus já fez o sacrifício perfeito para nós, e ele é o Sacerdote, a quem devemos honrar obedecendo as suas Palavras, pois quem crer, verá a glória de Deus (Jo. 11: 40).

      Que o Senhor a quem servimos possa falar melhor ao seu coração.

                                                     Natanael de Souza