Mensagem

RICO PARA COM DEUS

MSG 643 - 07/05/2019

      No tempo da Lei de Moisés, a riqueza mais importante era essencialmente os bens materiais (Dt. 28: 1 a 15). Mas com a vinda de Jesus isso mudou. Nosso bem maior passou a ser as grandezas espirituais, que adquirimos através do Reino de Deus (Mt. 13: 45-46). As condições de vida simples que Jesus viveu aqui comprovam isso (Lc. 9: 58). Deus não o proveu de bens materiais; mas de unção espiritual (Dn. 9: 25). Partindo do princípio de que o Senhor dá o melhor àqueles que O pertencem, é fácil entender que Jesus, como o Filho, poderia ter sido o homem mais rico da terra. Mas sua riqueza era a unção e o poder espiritual (Lc. 11: 13). Portanto, essa é a riqueza mais importante. O diálogo havido entre Jesus e um jovem rico deixa isso bem claro. O jovem perguntou o que ele deveria fazer para alcançar a vida eterna, e Jesus respondeu que deveria guardar os mandamentos. Mas o jovem retrucou que isso ele já fazia desde a infância.  Veja o que disse Jesus. Eis o texto:

      “... Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro o céu; e vem e segue-me.  E o jovem, ouvindo essa palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades.” (Mt. 19: 21- 22).  

       O jovem não entendeu – como a maioria hoje ainda não entende - que o bem maior e mais perfeito está nos céus e não na terra.  Até aquela época, quem cumprisse os mandamentos poderia ir até ao Seio de Abraão (Lc. 16: 22). Mas depois da vitória na cruz, aquele que se torna perfeito vai com o Senhor até o Paraíso (Lc. 23: 43). Portanto, a riqueza que podemos alcançar em vida espiritual supera tudo que existe na terra. Essa é a razão pela qual Jesus advertiu para não ajuntar tesouros na terra (Mt. 6: 19). A atitude do jovem rico, foi um exemplo vivo de que fica na terra depois da morte, quem nela ajunta tesouros. Assim, quem almeja uma mansão nos céus, deve construi-la enquanto está aqui, vivendo na prática do evangelho (Mt. 6: 20-21). Se o fizer, obedecendo aos ensinamentos de Jesus, jamais terá falta de nada (Sl. 34: 9). Veja o que Jesus disse em relação às nossas necessidades no mundo. Eis o texto:

       “... pois vosso Pai Celeste sabe que necessitais ...; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mt. 6: 32-33).  

      Porém, devemos considerar que só alcança a plenitude do que Deus tem para nós, aquele que toma Jesus como modelo, e leva sua própria cruz como ele determinou (Mc. 8: 34). Isso representa a difícil prática da lei do amor (I Co. 13: 4 a 8). Ela conduz ao perfeito caminho da riqueza espiritual eterna e maior. A visão da riqueza restrita às coisas terrenas não passa de um laço satânico semelhante àquele que foi ofertado a Jesus no monte da tentação (I Tm. 6: 9).

       Amigo, o Senhor distribui talentos considerando a capacidade de cada pessoa (Mt. 25: 15). Assim, quando buscamos o reino de Deus e sua justiça em primeiro lugar, como ele mandou, nossa riqueza terrena é dada na proporção de nossa capacidade, de forma a não prejudicar nossa salvação. Eis o texto: “A bênção do SENHOR é que enriquece, e ele não acrescenta dores.” (Pv. 10: 22).  

 
       Que Deus nos conceda a força e o poder para vencer todas as coisas.
 
                                                                Natanael de Souza