Mensagem

PROSPERIDADE

MSG 600 = 03/07/2018

      Deus criou o homem, deu a ele o domínio de todas coisas na terra, e o colocou para viver no meio de grande abundância (Gn. 1: 28-29 e Ez. 28: 14). No dia em que o homem foi criado, Deus preparou para ele um rico enxoval, como o pai prepara para o filho que vai nascer (Ez. 28: 13).  Isso testifica da vontade do Senhor em ver o ser humano rico em bens materiais. Mas, ao se afastar do Criador, o homem provocou sua própria pobreza, quando passou a viver no pecado. Entretanto, o propósito original do Senhor não mudou, e na medida em que vivemos em obediência à Sua Palavra, conforme está nas Escrituras, vamos aos poucos recuperando o que Ele nos concedeu no princípio. Essa é a razão pela qual o Senhor prometeu a Moisés que Suas bênçãos viiriam a nos alcançar. Veja o texto:

      “Se atentamente ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que hoje te ordeno, o SENHOR, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra. Se ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, virão sobre ti e te alcançarão todas estas bênçãos:” (Dt. 28: 1-2).  

       Ele descreve um perfil de tudo aquilo que precisamos para uma vida de riqueza, fartura e abundância, inclusive a vitória contra nossos inimigos, e posição que passamos a ter na sociedade (Dt. 28: 3 a 13). O texto deixa clara a promessa de restituir aquilo que o homem perdeu no princípio da criação. Mas o retorno a esses privilégios está condicionado a obedecermos aos Seus mandamentos (Dt. 28: 13-14). Portanto, a prosperidade que todos desejam, ou seja, abundância de tudo que precisamos acontece automaticamente na medida em que absolvemos a vontade do Senhor em nosso coração, e a colocamos em prática.  Com toda a certeza, essa promessa do Senhor vai nos alcançando de acordo com a capacidade que tivermos para conviver com ela sem prejuízo da nossa salvação, já que o interesse de Deus recai sobre a nossa existência antes e depois da morte (Is. 55: 8-9).

       Com visão perfeita da vontade do Pai, Jesus nos orientou nesse sentido, mandando priorizar a busca do reino e da justiça de Deus. Veja o texto:

      “... Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos?  Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mt. 6: 31-32-33).      

       Ele mostra que somos diferentes daqueles que não obedecem a Deus, e afirma que, por obedecermos, o Senhor sabe das nossas necessidades, e nos supre do que precisamos. Portanto, quando colocamos a busca do reino e da justiça divina em primeiro lugar, o que nós precisamos nos é dado por acréscimos, sem prejuízo da salvação. Isso quer dizer que quando nos colocamos no rumo certo, buscando a riqueza espiritual, a material vem em segundo plano, sem que precisemos nos preocupar. No entanto, devemos ser prudentes para não receber ensinamentos falsos, pois eles podem nos levar a caminhos diferentes da verdade contida na Palavra de Deus (Mt. 7: 15-16). 

       O desejo desenfreado de alcançar a riqueza fora dos termos revelados pelas Escrituras, pode se transformar em alvo enganoso, fazendo-nos até mesmo perder a salvação. Veja o que disse o apóstolo Paulo. Eis o texto:

      “Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína.” (2 Tm. 6: 9).   

       Amigo, está escrito que muitos caminhos parecem retos, mas acabam levando à morte (Pv. 14: 12). Isso acontece com aqueles que buscam riquezas não retamente (Jr. 17: 11). Portanto, se guie pelas promessas de Deus, para que você seja próspero, sem prejuízo da salvação. 

 
       Que o Senhor nos dê graça e poder para vencer todas as coisas.

 
                                                           Natanael de Souza