Mensagem

As Pedras do Caminho

MSG 181 = 31/03/2010

 
   
     “Mas o príncipe do reino da Pérsia me resistiu por vinte e um dias; porém eis que Miguel, um dos primeiros príncipes, veio para me ajudar; e eu fiquei ali com os reis da Pérsia.” (Dn. 10: 13).  

      Boa parte dos eventos relatados na Bíblia, e acontecidos literalmente, são revelações do que ocorre no mundo espiritual, fora do alcance de nossos olhos. São fatos que foram preparados para acontecer propositalmente de maneira a nos dar conhecimento do mundo invisível, instruindo-nos na verdade. Está escrito que para achar a Deus temos de buscá-Lo de todo o nosso coração (Jr. 29: 13). Isso significa que precisamos empregar esforço se quisermos alcançar a verdade. Conhecê-la é a única opção para não sermos destruídos (Os. 4: 6).  Nunca deveríamos esquecer de que a origem de todos os males está no lado espiritual da nossa vida. Até mesmo os males que vêm como doenças no corpo físico partem da mesma fonte, porque tem a raiz em nossos pecados (Rm. 6: 23). Portanto, buscar conhecer os detalhes da ação de Deus contidos nas Escrituras, representa uma estratégia na luta pela sobrevivência e pela salvação de nossa alma. Em nossos dias, a Palavra da Verdade está ao alcance da grande maioria das pessoas, e depende apenas do esforço de cada um em conhecer a Deus. É necessário, entretanto, o despertar de um interesse especial para termos intimidade com Ele, mesmo porque os obstáculos no caminho para o sucesso são muitos, e quase sempre parecem ser mais fortes do que nós.

     O versículo que reproduzimos relata a dificuldade que um anjo de Deus sentiu quando foi enviado ao profeta Daniel para trazer a revelação de uma grande profecia. Mesmo estando ele em cumprimento a uma ordem de Deus, o inimigo conseguiu pará-lo no meio dos céus por vinte e um dias, e somente com a ajuda de um superior – o arcanjo Miguel – ele conseguiu sair dos domínios satânicos e chegar até ao profeta. Essa passagem nos faz compreender que quanto mais ambicioso for nosso projeto, maiores serão as pedras em nossos caminhos. Não podemos ignorar de que o inimigo que quis bloquear o anjo no tempo de Daniel, ainda continua no mesmo lugar, e tenta impedir a vitória na vida material e espiritual daqueles que são de Cristo. Veja o texto: 

“... a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.” (Ef. 6: 12). 

      Daniel viveu numa época em que o poder de Deus se manifestava de maneira diferente. Por isso, Deus enviou um anjo mais forte para desobstruir o caminho. Porém, hoje já evoluímos no conhecimento do poder de Deus, trazido por Jesus, e temos condições de passar pelos dominadores do mundo nas regiões celestes, se estivermos santificados nos princípios ensinados pelo Filho de Deus. Daniel precisou de três semanas de jejum para que Deus removesse o obstáculo do caminho (Dn. 10: 2-3). Nós hoje precisamos viver os princípios do evangelho, para reunir condições de vencer com nosso próprio esforço (Ef. 6: 13 a 18).    O privilégio que temos atualmente foi conquistado por Jesus, e outorgado a cada cristão fiel (Ver Lc. 10: 19).

      Assim, quando dedicamos a conhecer e praticar os ensinamentos do Senhor, tudo passa a ser possível (Mc. 9: 23). As pedras do caminho podem ser removidas, ainda que elas sejam as grandes potestades, porque a Jesus foi dado TODO poder tanto nos céus como na terra (Mt. 28: 18). Portanto, partindo do princípio que ele nos delegou autoridade é possível vencermos um inimigo pequeno ou um grande. Tudo depende de nossa fidelidade e dedicação (Jo. 14: 1’2).


       Que o Senhor te abençoe e te guarde.