Mensagem

PEDRA VIVA

MSG 564 = 10/10/2017

    As Escrituras Sagradas comparam Jesus a uma pedra que, mesmo rejeitada pelos construtores, veio a se tornar a pedra principal (I Pe. 2: 7). Isso foi profetizado no sonho de Nabucodonosor, mostrando o Senhor como sendo o último rei que haveria de dominar sobre toda terra, através de um reino eterno. Veja o que Daniel disse para Nabucodonosor, referindo-se ao tempo do império romano: Eis o texto:

       “Mas, nos dias destes reis, o Deus do céu suscitará um reino que não será jamais destruído; ...  ele ... subsistirá para sempre, como viste que do monte foi cortada uma pedra, sem auxílio de mãos, e ela esmiuçou o ferro, o bronze, o barro, a prata e o ouro. O Grande Deus fez saber ao rei o que há de ser futuramente ...“ (Dn. 2: 44-45).
 
       Isso foi uma referência direta a Jesus em sua primeira vinda. Por isso, os seguidores de Cristo são vistos como pedras vivas, e sobre essas pedras está edificada a igreja do Senhor (I Pe. 2: 4-5 e Mt. 16: 18). Portanto, os fundamentos da igreja cristã estão apoiados em nossa fé, cumprindo a promessa que Deus fez por intermédio do profeta Jeremias, declarando que, através de uma aliança, haveria de imprimir sua Lei em nosso coração (Jr. 31: 33-34). Fica claro então que a igreja de Jesus não está restrita a espaços físicos, pois ela tem por objetivo nos levar a um reino eterno. Essa é a razão pela qual não foi e nem será destruída por seus inimigos, já que eles não podem entrar nos sentimentos do ser humano onde só o poder de Deus tem acesso.

       Nos tornamos pedras vivas na edificação dessa igreja quando somos alcançados pelo poder de Deus. O Espírito Santo faz uma limpeza em nossa mente, desbloqueando a herança divina existente em cada ser humano. Esse processo afasta a capa do pecado que impede a consciência da verdade desde o princípio da criação (Gn. 3: 7 e 21). Portanto, se tornar um verdadeiro cristão, ou uma pedra viva aos olhos de Jesus, depende do chamado de Deus (Jo. 6: 44). Temos o direito de optar pelo que queremos. Mas só fazemos uso desse direito quando podemos avaliar o outro lado.  Se alguém traz a nós a Palavra das Escrituras, é porque houve um mover de Deus no seu coração para nos mostrar a opção do caminho, ou seja, nos dar condições de conhecer e avaliar a diferença que existe entre o que serve a Deus e o que não serve (Ml. 3: 16-17-18). Entretanto, a Bíblia mostra situações em que o próprio Senhor Jesus atuou diretamente no sentimento da pessoa. Veja o relato de conversão do apóstolo Paulo, que antes era ferrenho perseguidor de cristãos.  Eis o texto:

      “E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu. E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões. “ (At. 9: 3-4-5).  

       Nos dias em que vivemos, milhões de pessoas buscam a comunhão com Deus para se tornarem como pedras vivas (I Pe. 2: 3). Mas para isso é necessário que elas se despojem da maldade, da hipocrisia e da maledicência, e se tornem como criança desejando o leite espiritual (Mc. 10: 15). Isso quer dizer que na medida em que a Palavra do Senhor vai tomando espaço em nosso coração, vamos desenvolvendo a fé e nos tornando pedras vivas. Essa é a razão de Jesus haver ordenado àqueles que se tornam seus discípulos a fazerem constantemente novos discípulos, ensinando-os a guardar seus mandamentos (Mt. 28: 19-20).

       Portanto, o verdadeiro seguidor de Cristo deve busca-lo em espírito e em verdade (Jo. 4: 23-24).  Já passou o tempo em que precisávamos da intermediação dos profetas, como também já passou o tempo em que tínhamos que fazer expiação de pecados pelo sacrifício de holocaustos. Aquele que faz uma aliança com Jesus, tem a paga de seus pecados garantida pelo maior sacrifício já realizado nessa terra. Por isso, o sacrifício que se exige do cristão é espiritual e não físico, pois ele envolve a negação de nossos desejos mundanos para obedecermos aos princípios que o Senhor nos ensinou.

       Amigo, obedecer aos mandamentos de Jesus sem questionar, tomando a posição de servo do Senhor, é o caminho que leva a nos tornar com pedras vivas, alicerçando a igreja que nos levará a possuir um reino eterno. Veja o que Jesus vai te dizer, se você for um escolhido. Eis o texto:

      “... Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; “ (Mt. 25: 34).  
 
       Que o Senhor possa falar melhor ao seu coração.
 
                                                                   Natanael de Souza