Mensagem

ORGULHO & ARROGÂNCIA

MSG 592 = 08/05/2018

       Orgulho e a arrogância são as atitudes mais corrosivas que alcançam o espírito humano desde o princípio da criação. Na medida em que vamos galgando melhores posições na vida, quase sempre, sem perceber, deixamos nos levar por esses dois venenos mortais, e mais cedo ou mais tarde acabamos impedindo que a justiça divina produza melhores condições em nosso viver. Isso foi o que aconteceu com o primeiro homem que Deus criou. Ele envaideceu quando se conscientizou de que estava acima de todos os outros seres viventes. Veja o Deus disse a seu respeito. Eis o texto:

       “Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; lancei-te por terra, diante dos reis te pus, para que te contemplem.” (Ez. 28: 17). 

       Ao inspirar o profeta para essa revelação, o Senhor pôs em evidência a natureza frágil do ser humano, que o levou a perder a comunhão com seu Criador (Gn. 3: 22-23).  Como embrião da desobediência, o orgulho e a arrogância continua até hoje dando origem ao maior erro que o ser humano pode cometer, qual seja, deixar a Palavra de Deus para dar ouvidos ao conselho do diabo (Gn. 3: 1).  

       O mundo evolui desenvolvendo uma estrutura voltada para enganar a alma das pessoas. Esse processo nunca mudou, nem jamais vai mudar, pois ele expressa o único dom característico do diabo, que, como descendência da serpente, dominou sobre a terra com exclusividade desde a queda de Adão até a vinda de Jesus (Lc. 4: 6). Ele é monitorado por potestades altamente malignas, que, a partir das regiões celestiais, comandam milhares de demônios originários de pessoas que morreram sem salvação e se tornaram seus escravos (Ef. 6: 12 e Lc. 16: 22).  A formação desse império que age no mundo oculto teve origem no orgulho e arrogância do primeiro homem que Deus criou. Ele se via como superior a todos os outros seres viventes, e por isso se tornou orgulhoso e arrogante, ao ponto de querer ser igual a Deus. Veja o que Deus relata sobre ele. Eis o texto:

       “Estavas no Éden, jardim de Deus; de todas as pedras preciosas te cobrias:... Tu eras querubim da guarda ungido, e te estabeleci; permanecias no monte santo de Deus,...” (Ez. 28: 13-14).    
 
       Esse texto faz uma referência direta a Adão, apontando para o orgulho que encheu seu coração, pelo fato de ser ele o único homem na face da terra em seu tempo. A rebelião no jardim do Éden foi precedida de arrogância e orgulho, mesmo o diabo ainda não existindo nesse tempo. Portanto, essa imperfeição é inerente ao coração humano, e o torna extremamente corrupto. Satanás sabe disso, e tentou enganar a Jesus através desse caminho, mostrando todos os reinos do mundo, e oferecendo o domínio deles ao Senhor, para que o adorasse prostrado (Lc. 4: 5-6). Essas são as razões pelas quais Deus detesta os orgulhosos e futuramente abaterá todos ao arrogantes. Veja o Ele disse. Eis o texto:

       “A arrogância do homem será abatida, e a sua altivez será humilhada; só o SENHOR será exaltado naquele dia. Castigarei o mundo por causa da sua maldade e os perversos, por causa da sua iniquidade; farei cessar a arrogância dos atrevidos e abaterei a soberba dos violentos.” (Is. 2: 17 e 3: 11).
   
       O dom da humildade é a única força capaz de combater a tendência humana do orgulho e da arrogância. Por isso, os humildes têm muito mais facilidade de entrar no reino dos céus. Veja o que disse Jesus:

      “Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.” (Mt. 5: 3).  
       Em nossos dias é muito comum ver pessoas orgulhosas e arrogantes em posição destacada. Muitas delas até julgam essas atitudes como qualidades positivas, que as ajudaram a chegar onde chegou. Elas esquecem ou não acreditam que devemos tomar Jesus como modelo, já que ele foi o único homem na terra que realmente pisou na cabeça do diabo (Gn. 3: 15b). Mas no fundo de seu coração, mesmo essas pessoas estando em posição de liderança religiosa, elas não chegam ao conhecimento da verdade, pois o orgulho e a arrogância são atitudes que deixam brechas escancaradas para os domínios de satanás.

       Amigo, se você também veja o orgulho e a arrogância como uma pedra de tropeço quase imperceptível no seu caminho, clame a Deus e busque o dom da humildade, pois esse é o único remédio capaz de curar os dois venenos mais mortais de nossa alma.

 
       Que Deus nos conceda a força e o poder para vencer todas as coisas.
 
                                                              Natanael de Souza