Mensagem

A ORDEM DE JESUS

MSG 680 de 28/01/2020

       A maioria das pessoas distorcem o sentido de ordens recebidas. Porém, quando o mandado vem de Deus, essa imperfeição não é tolerada, já que representa imprudência, e o Senhor quer que busquemos a perfeição (Mt. 5: 48). Esse tipo de descuido ocasionou a queda do primeiro casal do mundo, e a de Saul, rei de Israel, que imprudentemente cumpria as ordens do Senhor de forma distorcida, alterando a vontade divina (I Sm. 15: 18 a 22). O diabo sabe que essa estratégia dá resultado, e a usou tentando fazer Jesus desviar de ordem do Pai (Mt. 4: 3 a 10). Em nossos dias, isso tem acontecido muito com aqueles que abraçam a divina tarefa de anunciar o evangelho do reino. A ordem para evangelizar tem sido distorcida de várias maneiras, por falta de atenção para com a Palavra de Jesus. Veja o que Jesus ordenou aos discípulos. Eis o texto:

      “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século” (Mt. 28: 19-20).   

       A ordem do Senhor é para firmar aliança através do batismo, e ensinar a guardar o evangelho no coração. Essa ordem não inclui nenhum tipo de disciplina na vida pessoal daqueles a quem evangelizamos, mesmo porque Deus tem um profundo respeito por aquilo que decidimos. Um perfeito exemplo disso foi mostrado na cura de Bartimeu. Cego e mendigando na beira da estrada, era mais do que óbvio que sua maior necessidade era voltar a enxergar. Mas ainda assim teve de se definir, quando Jesus o perguntou o que ele queria que o Senhor fizesse (Mc. 10: 51).

       Precisamos ter em conta que a ordem de Jesus foi para e ensinar. A decisão de cumprir o evangelho no todo ou em parte, compete à pessoa que, por meio do batismo, firmou aliança para salvação. Essa ordem faz parte do plano de Deus, que tem o propósito de inscrever a vontade do Senhor no coração de cada pessoa (Jr. 31: 33).  Isso quer dizer que cada um daqueles que se batizam, vão responder perante a Deus por terem ou não posto em prática o que foi ensinado. Portanto, a obrigação da igreja é fazer tudo o que for possível para que seus membros saibam o evangelho com clareza e perfeição. Em sentido figurativo isso representa colocar a espada bem afiada no coração de cada um para a baralha espiritual (Ef. 6: 17). Jesus está em nosso meio, se, como servos fiéis, fizermos o que ele mandou.

       A razão de muitos cristãos estarem fracos, e sem condições de fazer a diferença, está no fato de não terem no coração a Palavra do Senhor. Portanto, o foco mais precioso da igreja é levar seus frequentadores a conhecer a Deus. É esse alvo que vai trazer a paz ao mundo mais hoje ou mais amanhã (Is. 11: 9).

       Portanto, aqueles que adulteram a ordem deixada por Jesus, para buscar seus próprios interesses, haverão de dar contas ao dono do rebanho. Veja o que recomendou o apóstolo Pedro. Eis o texto:

       “apascentai o rebanho de Deus que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho.” (I Pe. 5: 2-3)

       Amigo, a igreja é responsável por ensinar; mas quem recebeu o ensino é responsável pelo cumprimento do que aprendeu.

       Que Deus nos conceda a força e o poder para vencer todas as coisas.
 
                                                                        Natanael de Souza