Mensagem

OPECADO DE ACÂ

MSG 811 = 2020

       Despertar a cobiça no coração de suas vítimas, é a forma mais corriqueira que o inimigo de nossa alma usa para enganar, e levar pessoas a pecar contra o Senhor. Desde os tempos do Éden ele usa essa prática para entrar na vida daqueles que se descuidam das recomendações de Deus (Gn. 3: 6). O modo de agir é sempre o mesmo, pois ele não tem criatividade, e usa apenas a astúcia que Deus deu à serpente, despertando a cobiça no coração daqueles que descuidam da comunhão com o Senhor. Muitos já caíram nesse tipo de cilada, porque deram lugar às sugestões satânicas que entraram despercebidas em suas mentes. Foi o caso de Acã, um dos guerreiros do exército de Israel, na tomada da cidade de Jericó. Veja o que ele declarou a Josué quando foi interrogado. Eis o texto:      

       “Quando vi entre os despojos uma boa capa babilônica, e duzentos ciclos de prata, e uma barra de ouro do peso de cinquenta ciclos, cobicei-os e tomei-os; e eis que estão escondidos na terra, no meio da minha tenda, e a prata, por baixo.” (Js. 7: 21).  
  
       Naquele tempo, a cobrança desse tipo de pecado era a morte, e Acã foi apedrejado com toda sua casa (Js. 7: 24-25). Os tempos se foram. Mas o espírito da serpente continua operando da mesma forma, obtendo sucesso em quase todas as suas vítimas. Dizemos “quase todas” porque com Jesus ele não conseguiu (Lc. 4: 5 a 8). O Senhor, além de ser o Filho de Deus, estava em grande unção depois de quarenta dias de jejum, e rebateu todas as tentativas do diabo, usando os textos contidos nas Escrituras, numa autêntica demonstração de como devemos fazer para não cair no engano (Mt. 4: 2 a 10). No entanto, ainda hoje, muitos daqueles que se propõe a ensinar o evangelho têm caído na mesma fraqueza de Acã, tentando desobedecer a Deus, e esconder seus erros debaixo do tapete, ignorando a advertência de que de Deus ninguém zomba (Gl. 6: 7). Da mesma forma que o Senhor tirou a unção do exército de Israel na época de Acã, também tem tirado dos domínios daqueles que hoje praticam transgressões semelhantes. A diferença é que ao Acã daquele tempo, não foi permitido espalhar o engano, fazendo vítimas inocentes; e em nosso tempo isso acontece. Os Acãs de hoje tentam manter escondido o ouro e a prata desviados do projeto divino que manda inscrever a vontade do Senhor na mente das pessoas. Eles têm a doce ilusão de que não serão castigados. Mas esquecem que o nosso Deus é o mesmo Deus de Josué. Veja o que Ele disse. Eis o texto:

       “Como a perdiz que choca ovos que não pôs, assim é aquele que ajunta riquezas, mas não retamente; no meio de seus dias, as deixará e no seu fim será insensato.” (Jr. 17: 11).  

       Portanto, a atitude do cristão consciente de sua chamada para o caminho da salvação, deve ser sempre a de orar pedindo a Jesus um segundo toque do Espírito Santo sobre os condutores de almas que ainda estão percebendo o evangelho parcialmente, a fim de que eles venham a ver límpido e longe (Mc. 8: 23-24-25).

       Irmãos, os que se propõem a conduzir almas ao reino de Deus, são os mais visados pelo inimigo, para transformá-los em verdadeiros Acãs. Por isso, é nossa obrigação orar por eles, pois, independente da igreja a que pertençam, eles fazem parte da noiva do Cordeiro (Ap. 19: 7).

       Que o Senhor nos conceda força e poder para vencer todas as coisas.
 
                                                                   Natanael de Souza