Mensagem

OLHOS DE DEUS

MSG 582 = 13/02/2018

     Normalmente fazemos questão de não expor nossa privacidade, pensando que ninguém está vendo as coisas que fazemos escondido. Mas os olhos de Deus estão atentos a tudo que fazemos ou pensamos (Jr. 17: 10). As Escrituras dizem que eles passam por toda a terra, para se fazerem fortes com aqueles que têm um coração inteiramente voltado para o Senhor (II Cr. 16: 9). Portanto, Deus alcança a todos indistintamente para proteger, não importando se cremos ou não. Ele tem ciência de tudo o que fazemos, e por isso podemos admitir que somos inteiramente monitorados pelo poder do altíssimo, a partir do momento em que começamos a nos tornar um indivíduo, ainda no ventre materno. Veja o que disse Davi. Eis o texto:

      “Os teus olhos me viram a substância ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.” (Sl. 139: 16)       
      
       Deus não só vê tudo que fazemos, como também determina os dias em que vamos viver nessa terra. Por isso, quando entregamos nossa vida a Ele, através de Jesus, a morte não pode nos alcançar, enquanto não vencer o tempo determinado. Um exemplo disso foi visto no homem que Jesus encontrou na terra dos gadarenos. Ele era dominado por cinco mil demônios, que o levavam constantemente aos sepulcros, numa clara indicação de que queriam mata-lo. Mas não conseguiram (Mc. 5: 1 a 9). Isso mostra que só morremos depois de cumpridos os dias determinados por Deus. Assim, somente o suicídio é a única possibilidade de alguém morrer antes do tempo, porque Deus respeita o princípio do livre arbítrio, para decidirmos aquilo que queremos.   

       As Escrituras mostram que não é apenas no livro da vida que somos registrados.  O livro da vida indica que fomos separados para a salvação. Mas além dele Deus tem outros livros onde se registra a conduta de cada pessoa, independente dela crer ou não. Eles vão ser abertos no dia do Juízo Final, quando haverá o último julgamento de todos os que passaram pela vida nessa terra. Veja o que foi mostrado ao apóstolo João sobre o Juízo final.  Eis o texto:

       “Vi um grande trono branco e aquele que nele se assenta, de cuja presença fugiram a terra e o céu, e não se achou lugar para eles. Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros.” (Ap. 20: 11-12).    

       Desse julgamento ninguém escapará, e o que se fez aqui, vai pesar na balança. Portanto, não adianta querer esconder nada, porque, conforme Jesus advertiu, tudo vai ser revelado (Mt. 10: 26). Aqueles se julgam no direito de interromper uma vida em formação ainda no ventre materno, baseados em convicções puramente carnais, certamente vão dar contas ao dono dessa vida, que é Deus.  Em nossos dias muitos acham que podem cometer esse tipo de assassinato. As pessoas não acreditam que o Senhor haverá de lhes pedir contas pelo assassinato de alguém que, apesar de já estar no livro de Deus, não tinha possibilidade de defesa (Ap. 20: 13). Mas isso vai acontecer, independente de acreditarmos ou não. Aqueles que hoje agem como muito bem entendem, ignorando a Palavra do Senhor, certamente não vão mais existir nem em vida física, nem em vida espiritual. Veja o texto:

      “Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo. E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo.” (Ap. 20: 14-15).    

       Precisamos entender que Deus nos chamou à existência em duas etapas. Na primeira nos criou em espírito; e na segunda deu um corpo carnal, ou seja, um acessório com tempo limitado (Gn. 1: 27 e 2: 7). Por isso, Ele vai também usar duas etapas para decidir quem permanece em vida espiritual eternamente, e quem deve sofrer os danos da segunda morte, perdendo as condições de representar a imagem e semelhança Dele.

       Amigo, tudo o que fazemos está nú e patente aos olhos de Deus (Hb. 4: 13). Portanto, o melhor caminho é ser íntegro e reto, temer a Deus e desviar do mal, pois ninguém escapará de Seus juízos.

 
       Que Deus nos conceda a força e o poder para vencer todas as coisas.
 
                                                              Natanael de Souza