Mensagem

OLHAR PARA TRAS

MSG 604 = 31/7/2018

       A prática do evangelho parece fácil à primeira vista. Mas, na verdade, é necessário determinação para abandonar os caminhos antigos, e andar naqueles que Jesus mandou, sem questionar nossos pontos de vista (Mc. 8: 34). É esse princípio que vai provocar à renovação de nossa mente, nos tornar uma nova criatura em Cristo Jesus, deixando para trás as coisas velhas. Quem não estiver determinado a adotar esse princípio, não tem condições de prosseguir nos caminhos do Senhor. Pode até dar alguns passos, mas fatalmente não chegará ao fim da jornada. Ao longo da história Deus tem mostrado isso várias vezes, deixando claro que a fé é um caminho sem opção de retorno. Essa é a razão pela qual Jesus advertiu de que quem quer seguir a ele não pode olhar para atrás (Lc. 9: 61-62).

       O Senhor exige isso de nós, porque uma das estratégias do diabo é nos fazer ter saudades do passado, mesmo que ele tenha sido extremamente amargo. Isso aconteceu com o povo de Israel a caminho da terra prometida, e levou a maioria dos hebreus daquela geração a ficar enterrado no deserto. Veja a queixa deles. Eis o texto:

      “Lembramo-nos dos peixes que, no Egito, comíamos de graça; dos pepinos, dos melões, dos alhos silvestres, das cebolas e dos alhos. Agora, porém, seca-se a nossa alma, e nenhuma coisa vemos senão este maná.” (Nm. 11: 5-6).

       Eles reclamavam da comida que Deus lhes dava no deserto, esquecendo que no Egito comiam migalhas, apenas para continuar de pé, produzindo para seus senhores. Quase todos dessa geração ficaram enterrados no deserto, certamente por não ter dignidade de se esforçar para tomar posse daquilo que Deus lhes havia concedido. Os cristãos de hoje lutam com algo semelhante. Muitos se deixam levar pelas lembranças do passado, retroagem na fé, e desagradam a Deus (Hb. 10: 38). Para evitar isso, devemos tomar como exemplo as atitudes daqueles que lutaram nesse mesmo mundo sujo, e venceram. Veja o que disse o apóstolo Paulo. Eis o texto:

      “Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” (Fp. 3: 13-14).

       É importante considerar que nosso foco é Jesus Cristo. Se focarmos em outra coisa, corremos o sério risco de perder a salvação. O convite de Jesus é para irmos a ele, sem intermediários, e o seguirmos sem olhar para trás, ainda que momentaneamente não estejamos entendendo muitas coisas que acontecem, mesmo porque está escrito que todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus (Rm. 8: 28).

       Portanto, amigo, não tenha saudades do passado. O que Deus tem preparado para aquele que o ama é algo incalculável. Veja o texto:

      “mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.” (I Co. 2: 9).  
 
       Que o Senhor nos conceda a graça e o poder para vencer todas as coisas.
 
                                                        Natanael de Souza