Mensagem

OLHAR PARA ATRÁS

MSG 663 = 14/09/2019

    Normalmente não levamos em conta o gesto de olhar para trás, quando estamos caminhando para algum lugar. Mas Deus vê nele uma indicação de que nosso coração está preso a alguma coisa que deixamos, as quais, na maioria dos casos, são abomináveis aos olhos do Senhor.  Essa é uma das atitudes que o mundo não condena, mas Deus desaprova. Por isso, quando o Senhor nos tira de determinada situação, devemos abandoná-la, e seguir sem questionar para fazer o que Ele mandou. Todos os que fizeram isso tiveram êxito. Mas a maioria daqueles que questionaram as ordens do Senhor, foram desaprovados. Um exemplo chocante nesse sentido foi o da mulher de Ló, quando ela e sua família estavam sendo salvas da destruição de Sodoma e Gomorra. Antes de destruir as cidades, os anjos do Senhor deram ordem a Ló e sua família que escapassem pelos montes sem olhar para atrás (Gn. 19: 17). Mas a mulher dele desobedeceu a ordem. Veja o que aconteceu. Eis o texto:

      “Então, fez o SENHOR chover enxofre e fogo, ... sobre Sodoma e Gomorra. E subverteu aquelas cidades, e toda a campina, e todos os moradores das cidades, e o que nascia na terra. E a mulher de Ló olhou para trás e converteu-se numa estátua de sal.” (Gn. 19: 24-25-26).   

       Certamente ela questionou no coração o desejo de continuar no pecado dos que habitavam naquele lugar. Esse desejo é uma armadilha que satanás aplica no coração daqueles que não estão firmes com Deus. É considerado abominação, pois manifestamos falta de fé e desprezo para com Deus, quando somos libertos e cultivamos o desejo de voltar ao cativeiro (Hb. 10: 38).

       Jesus também condenou esse tipo de atitude, declarando que ninguém que pega no arado e olha para atrás é apto para entrar no reino dos céus (Lc. 9: 62). Evitar olhar para atrás pode ter sido a razão de Jesus nos advertir para não colocar o coração nos tesouros da terra. Quando morremos salvos, somos levados ao Senhor pelos anjos dos céus. Mas se nosso espírito estiver ligado aos bens da terra, certamente não vamos sair dela, já que o Senhor tem profundo respeito por nosso livre arbítrio. Portanto, o cristão que que foi chamado, e sabe que está a caminho da salvação, deve se precaver para seguir sem olhar para atrás, quando chegar o momento de ser levado ao Senhor. Veja o que disse o apóstolo Paulo. Eis o texto:

      “... uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. Todos, pois, que somos perfeitos, tenhamos este sentimento; ...” (Fp. 3: 13-14-15).    

       A salvação é o alvo mais importante para qualquer pessoa. Por isso devemos esquecer o passado, na certeza de que algo melhor nos espera. Isso é o exercício da fé, e quando nos propomos a desenvolvê-lo, Deus nos faz esquecer, deixando para atrás os traumas, os sofrimentos, as injustiças, e capacitando-nos a chegar ao destino (Gn. 41: 51). Assim, é fácil entender que só podemos evoluir no caminho para a vida eterna, quando colocamos nosso coração no tesouro dos céus (Mt. 6: 20).

       O que aconteceu com a mulher de Ló, é um exemplo perfeito do que tem ocorrido hoje com milhares de pessoas, que colocam o coração nos tesouros da terra e ficam presas a ela quando morrem. Certamente, o espírito de quem assim procede é recolhido pelos anjos do inimigo, pois eles acompanham o espírito da morte, para se apossar daqueles que os pertencem (Ap. 6: 8).

       Que Deus nos conceda a força e o poder para vencer todas as coisas.
 
                                                                                                    Natanael de Souza