Mensagem

OBEDIENCIA IRRESTRITA

MSG 605 = 7/8/2018

       Muitos indagam de onde vem tanta perversidade no coração das pessoas. Mas quando buscamos a raiz do motivo pelo qual isso acontece, ficamos surpreendidos ao verificar que, na verdade, Deus não criou o ser humano dessa forma. Originalmente ele era perfeito, com espírito semelhante a Deus e Seu Filho Jesus (Gn. 1: 26-27). Essa perfeição durou por algum tempo. Veja o que diz as Escrituras. Eis o texto:

      “Tu eras querubim da guarda ungido, e te estabeleci; permanecias no monte santo de Deus, ... Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado até que se achou iniquidade em ti.” (Ez. 28: 14-15).   

       O texto afirma que o homem era perfeito, e um dia o Senhor achou iniquidade nele. Isso é uma referência direta à desobediência da mulher em tocar na árvore proibida, e à imprudência do homem em compartilhar da atitude errada que ela cometeu (Gn. 3: 6). Esse ato foi considerado rebelião, e Deus atendeu ao desejo do homem em conhecer o mal, porque ele agradava a Deus (Sl. 37: 4). Essa foi a razão de Deus haver sacrificado a serpente mentirosa, que enganou o casal, liberando o espírito dela para ser o agente do mal, visto que esse existia em estado inativo. Um dos processos usados para isso foi a troca das vestes do casal rebelde, de folhas de figueiras por pele do animal, que, pela lógica, só pode ter sido a da serpente (Gn. 3: 7 e 21). A partir daí a descendência da serpente - seu espirito - tomou a posição que pertencia ao homem, e esse, vestindo a pele do animal, foi cortado da comunhão com o Criador (Gn. 3: 22-23 e Lc. 4: 6).   Herdamos assim a natureza do pecado, que e hoje, por uma espécie de íman, atraímos os desejos do grande dragão vermelho que, por enquanto, ainda habita nas regiões celestes (Ef. 6: 12 e Ap. 12: 3 e 9). Mas ele vai cair de lá, pois Jesus, o Filho de Deus, já se manifestou ao mundo para desfazer suas obras (Jo. 3: 8).

       Portanto, Deus criou o homem santo e perfeito, mas a imprudência o levou a se tornar revestido com a capa da mentira, da perversidade e de todo o instinto maligno. Devemos então admitir que essas imperfeições não são inerentes ao espírito humano. Elas dominam nossos sentimentos porque estamos revestidos com a capa do mal. Foi por isso, que Jesus, sabiamente, nos ensinou a responder às atitudes do mal, com atitudes do bem, pois quando conseguimos fazer isso neutralizamos a ação do diabo e despertamos as virtudes do espírito que originalmente o homem recebeu.  Veja o que Jesus nos ensinou. Eis o texto:

      “Tendes ouvido que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. Eu, porém, vos digo: Não resistais ao homem mau; mas a qualquer que te dá na face direita, volta-lhe também a outra; ao que quer demandar contigo e tirar-te a túnica, larga-lhe também a capa;” (Mt. 5: 38-39-40).  

       A sabedoria do Senhor é simplesmente maravilhosa. No momento em que praticamos esses ensinos, rejeitamos a natureza do diabo, e despertamos a natureza divina que, mesmo ofuscada, existe no coração de todos os seres humanos.

       O interessante é que o pobre mortal, perdido nas trevas, vê essas atitudes como ingenuidade ou bobeira. Mas elas são de profunda sabedoria, já que o simples fato de as praticar tende a nos levar de volta à santidade que perdemos. É por isso que Deus nos manda ser santos como Ele também e santo (Lv. 20: 7-8 e I Pe. 1: 15-16).

       Quem quiser se salvar, e ir para o céu tem de passar pelo caminho que Jesus ensinou, ainda que não esteja compreendendo o motivo pelo qual ele nos mandou agir assim (Mc. 8: 34). Portanto, a obediência irrestrita ao que Jesus mandou, é a chave da vitória para todos os seres humanos, sem distinção de raça, de classe ou de posição social.

       Que o Senhor nos conceda a graça e o poder para vencer todas as coisas.
 
                                                     Natanael de Souza