Mensagem

O CAVALO BRANCO DO APOCALIPSE

MSG 686 - 10/03/2020

       O ser humano tem a tendência de fazer as coisas independente de Deus. Isso é a herança de Adão, que introduziu o pecado no mundo por causa da desobediência. O resultado dessa tendência é o erro na direção do alvo que buscamos, ocasionando a derrota milhões de pessoas mal ensinadas. Todos os homens que fizeram história de sucesso aqui na terra, mostraram que dependemos da direção de Deus em tudo que fazemos. Até mesmo Jesus, como o próprio filho de Deus, demonstrou que a atitude correta é obedecer ao Senhor em tudo o que está escrito na Sua Palavra. Mas, por irônico que pareça, muitos dos que ensinam o evangelho, não observam as Escrituras naquilo que pregam, e abrem brechas para que inúmeras pessoas tomem o caminho da salvação de maneira errada. Transcrevemos abaixo uma recomendação bíblica que  tem sido negligenciada, e certamente por isso muitos têm sido enganados.  Veja o texto:

      “Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal;” (Pv. 3: 7).     

       A inobservância dessa advertência tem conduzido a enganos lamentáveis, muitos líderes formadores de opinião em grande número de cristãos, levando-os a errar no entendimento de pontos importantes. Um desses enganos devastadores é o ensino de que o cavalo branco do Apocalipse representa o anticristo (Ap. 6: 2). Nada mais devastador do que trocar Jesus pelo inimigo. Os quatro cavalos do Apocalipse trouxeram forças espirituais, que se alocaram nos ares da terra, e não indivíduos de alguma espécie. O cavalo amarelo mostra isso, trazendo a morte, que é a força do diabo e não ele próprio (Ap. 6: 8). Portanto, o bom senso leva a admitir que o cavalo branco traz a força do evangelho do reino de Deus. A descrição do texto o mostra trazendo um arco sem flecha, declarando que ele saiu vendo e para vencer, e foi-lhe dada uma coroa. Se o Pregador não se julgar sábio aos seus próprios olhos, e buscar contextos bíblicos, certamente vai descobrir com facilidade que o arco diz respeito à aliança de salvação que o reino de Deus trouxe à terra, pois ela se reporta à promessa que Deus fez para todos os seres viventes logo após o diluvio, criando o arco íris como sinal de aliança (Gn. 9: 9-12-13).

       O texto não diz que a coroa foi conquistada, mas ofertada. Ele aponta para a humilhação que Jesus sofreu por trazer para nós o evangelho da nova aliança (Mt. 27: 29). Finalmente a determinação da vitória, quando diz que ele saiu vencendo e para vencer. Jesus foi o único homem que venceu o diabo, ferindo sua cabeça, para conquistar o direito de abrir o livro das revelações no trono de Deus (Ap. 5: 5). Portanto, foi ele quem trouxe a vitória que o mundo precisava para abrir o caminho da salvação. O anticristo, na verdade, não tem vitória, pois ele só vai reinar por sete anos, sendo depois disso derrotado para sempre. Veja o que diz a profecia. Eis o texto:

      “Mas os santos do Altíssimo receberão o reino, e o possuirão para todo o sempre, e de eternidade em eternidade” (Dn. 7: 18).

       Portanto, atendendo à advertência relatada no primeiro texto acima transcrito, podemos afirmar, sem nenhuma sombra de dúvidas, que a potestade espiritual solta no cavalo branco, é a força do evangelho do reino de Deus alocada na terra, e não o anticristo que vai tentar destruir a obra cristã, e perder para sempre.

       Que o Senhor nos conceda a força e o poder para vencer todas as coisas.
 
                                                                  Natanael de Souza