Mensagem

NOVO NASCIMENTO

MSG 834/2021

     
       Jesus havia declarado que ninguém pode vir a ele se o Pai não o trouxer (Jo. 6: 44).  O Senhor se reportava à profecia, onde Deus, prevendo o tempo da graça que viria a trazer uma nova modalidade de comunhão, mandou que Isaías profetizasse sobre o povo, e determinasse que as pessoas, ouvindo não ouvissem e vendo não entendessem. Era a preparação para o tempo da Nova Aliança, firmada no sangue do Senhor, na qual ninguém entra sem ser chamado. (Is. 6: 9 e Jr. 31: 33-34). Por isso, o povo honrava ao Senhor com os lábios, mas rejeitava aceitar as regras que levam à santificação para alcançar o reino da glória (Mc. 7: 6-7 e Jo. 6: 31 a 34). Esse estado espiritual permanece até nossos dias. Para que alguém venha a ter um encontro espiritual com o Senhor, e entender o evangelho do reino, é necessário um novo nascimento espiritual, ou seja, um trabalho que só o Espírito Santo pode fazer (Jo. 3: 1-2-3). Ele nos convence, tocando em nosso espírito, perdoando pecados, e fazendo-nos entender a verdade (At. 9: 1 a 6). Quando isso acontece, a revelação da vontade e de Deus vem pela unção que o santo Espírito deixa em nós. Veja o texto:

       “... a unção que dele recebestes permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é falsa, permanecei nele, como também ela vos ensinou.” (I Jo. 2: 27).  

      Essa unção que recebemos a partir do toque do Espirito Santo, é dada de forma diferenciada. Jesus mostrou que, comparando-a como talentos, ela pode ser de cinco, dois ou até de um, dependendo da capacidade da pessoa escolhida, ou do propósito de Deus na vida daquela pessoa (2 Sm. 16: 11). Em nossos dias, muitos pregam o evangelho por ver nele um bom negócio, mas não têm uma chamada divina. Nesse caso, os frutos são tristemente maus, porque o nome do Senhor é colocado em segundo plano. Isso foi predito pelo apóstolo Paulo. Veja o texto:

      “Pois virá tempo em que os homens não suportarão a sã doutrina, mas desejosos de ouvir coisas agradáveis, cercar-se-ão de mestres segundo os seus desejos,” (2 Tm. 4: 3).
 
      Eles deixam de lado o verdadeiro ensino da santificação que leva a alcançar o novo nascimento, e ainda alegam para suas vítimas que elas não o alcançam porque não têm fé. Além dos sofrimentos que já acarretam hoje, isso vai pesar muito no tempo do arrebatamento, quando vamos ser escolhidos pelo que soubermos da vontade de Deus, pois o inimigo só é combatido pela Palavra do Senhor que conservamos como espada em nosso coração (Ef. 6: 17).  Essa foi a razão pela qual Jesus mandou avaliar pelos frutos o ensino que recebemos dos homens. Entretanto, para isso temos que colocar o Senhor em primeiro lugar, e não podemos permitir que os sentimentos pessoais nos dominem, pois Deus não dá sua glória a outrem (Is. 42: 8).

       Portanto, amigo, não se iluda com uma alternativa. Quem ainda não teve a experiência de um novo nascimento espiritual, deve o buscar, se colocando como discípulo de Jesus, e procurando crer nele como diz as Escrituras. Sem ele é impossível ver o reino de Deus (Jo. 3: 3 e 7: 38-39).

       Que Deus nos conceda a força e o poder para vencer todas as coisas.
 
                                                                       Natanael de Souza