Mensagem

NOSSO TESOURO

MSG 639 = 04/04/2019

       O homem passou aos domínios da serpente, a partir do momento que foi expulso do Paraíso, e perdeu a comunhão com o Criador (Gn. 3: 23 e Lc. 4: 6). Espiritualmente, ficou em condições idênticas à dos animais, visto que foi bloqueada sua herança divina concedida por Deus (Gn. 3: 21 e 1: 27). Nessa condição, todos os seres humanos permaneceram por mais de quarenta séculos, até a vinda de Jesus. Ao custo de sua própria vida na terra, Jesus nos instruiu sobre o que   devemos fazer para restaurar o privilégio perdido, isto é, a condição voltar a viver em comunhão com Deus. Um dos detalhes importantes mostrado nessa revelação, foi o fato de que devemos ter nosso coração voltado para a vida na eterna, para que nosso espírito venha ser levado para a presença do Senhor no término de nossa vida aqui. Aquele que põe o coração nas coisas terrenas, permanece na terra depois que morre, ou seja, não retorna a Deus (Mt. 6: 19-20-21).    

      O diabo sabe a melhor forma de nos atrair para as coisas que vão acabar em retenção de nossa alma na terra. Por isso, muitas vezes algo que parece vantajoso, pode ser uma armadilha para nos escravizar mais tarde (Lc. 4: 6). É algo que aparentemente satisfaz nossos desejos, mas que não está vindo de Deus. Aí está o grande risco de ajuntar tesouros na terra, e esquecer dos tesouros do céu, que são conquistados pela fidelidade aos mandamentos do Senhor.

       O profeta Daniel passou por essa experiencia, mas venceu pela fidelidade. Vivendo no meio dos cativos na Babilônia, foi escolhido para morar no palácio, comendo da mesa do rei. Mas temendo ter que ingerir coisas abomináveis aos mandamentos do Senhor, pediu para fazer experiencia com uma dieta só de legumes, e, depois dessa, foi verificado um resultado melhor do que aqueles que comeram dos manjares finos da mesa real (Dn. 1: 8-12-15). A atitude de fidelidade a Deus mostrada por Daniel, rendeu-lhe várias vitórias e posição de destaque no reino de Nabucodonosor.

       Devemos, então, atentar para o fato de que é importante dar ouvidos às advertências de Jesus, quando nos recomenda colocar o coração nos tesouros do céu, e não da terra. O Senhor sabia que quando colocamos nosso coração nos tesouros da terra, a grande tendência é não sair dela ao findar nossos dias aqui. Isso aconteceu com um dos personagens citados na parábola sobre a morte do rico e do mendigo Lázaro. O que se voltou para os tesouros da terra, não saiu dela. Eis o texto:


       “Aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico e foi sepultado. No inferno, estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e Lázaro no seu seio.  Então, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim! E manda a Lázaro que molhe em água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.” (Lc. 16: 22-23-24).  

       Esse texto deixou claro que o personagem do rico ajuntou tesouros na terra, e não saiu dela. Mas se arrependeu quando viu o resultado.

       Que Deus nos conceda força e poder par vencer todas as coisas.

                                              Natanael de Souza