Mensagem

Nossas aflições

  “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” (João 16:33)

 

          Jesus declara que, mesmo diante de um mundo cheio de problemas, podemos ter paz quando dispomos a viver segundo o que ele nos ensina. Essas Palavras foram ditas pouco antes de sua prisão, ordenada pelos religiosos da época. Exatamente numa situação em que todos estavam tensos e nervosos, já que sabiam do que estava para acontecer.

          Anteriormente Jesus já havia falado a esse respeito, mostrando que a paz existe, e que nós podemos desfrutar dela, quando submetemos nossas vidas ao que ele nos ensina. (Mateus 11:28-29).

          Na segunda parte do versículo transcrito, ele faz uma importante observação, mostrando que vamos lutar contra as aflições enquanto estivermos aqui nesse mundo. Portanto, não é de se esperar que possamos viver aqui sem os sofrimentos que vemos à nossa volta, muitas vezes nos envolvendo. Mas, por outro lado, o Senhor nos concedeu uma arma eficaz para que sejamos vencedores em todas essas lutas. Essa arma, que é algo espiritual e não físico, se revela quando ouvimos, guardamos no coração e praticamos a sua Palavra.

          O apostolo Paulo conferiu a eficácia dela, escrevendo: “...embora andando na carne, não militamos segundo a carne.Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus,....” (II Co.10:3-4-5).

 

           É por isso que o Senhor Jesus manda ter bom animo diante das aflições. Ele já venceu o mundo para nós. Quando ele espirou na cruz do calvário, e declarou que tudo estava consumado (João 19:30), o mundo estava vencido, e nosso inimigo natural havia perdido a batalha, já que não conseguiu fazer com que Jesus pecasse nenhuma vez.

           Assim, aquele que ouve as Palavras do Evangelho e as pratica, tem a poderosa espada que vence as aflições desse mundo, e jamais será envergonhado. É fundamental, entretanto, que ao ouvir, venhamos a considerar a grande necessidade de praticá-las nos momentos em que a aflições surgirem.

          O sucesso do cristão só acontece, na medida em que ele consegue tomar três atitudes básicas, com respeito às Palavras de Jesus. São elas: Tomar conhecimento (Jo. 8:32); guardar (Salmo 119:11); e colocar em prática (Mt. 7:24).

          Se não observarmos esses três princípios básicos, certamente não venceremos (Veja Isaías 8:20). Sem eles, a espada da verdade não funcionará em nossas vidas.

 

Que Deus te abençoe abundantemente