Mensagem

Nossas Aflições (3)

“E qualquer que não tomar a sua cruz e vier após mim não pode ser meu discípulo. Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir?” (Lucas 14:27-28).

          O Senhor comparou nossa caminhada espiritual à construção de uma torre, mostrando que para atingir nossos objetivos temos de enfrentar obstáculos.Em outras palavras, devemos levar em conta os desafios que temos de superar para chegar ao alvo proposto, no caso, à salvação. Quando não fazemos isso, corremos o risco de ser escandalizados pelas pessoas que estão ávidas para verem nosso fracasso.Essa parábola mostra que nós não chegaremos à presença de Deus sem primeiro aprendermos a vencer as barreiras e superar os obstáculos.

         O caminho para a salvação envolve duras regras, e nossa tendência é fugir delas. Às vezes pensamos que o Senhor Jesus já venceu as barreiras para nós, e como tal, temos o caminho aberto. Mas na verdade ele estabeleceu o caminho para nós (Is. 35:8). Para passar nesse caminho temos de superar, pela fé, os obstáculos que surgem em formas aflições. Observe o ensinamento do apóstolo Paulo a Timóteo:

         “Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério” (II Tm. 4:5).

Quanto mais dedicarmos a ouvir e praticar a Palavra de Deus, mais vamos nos sentir pressionados. Porém, não podemos esquecer de que a Palavra do Senhor não volta para ele vazia (Is. 55:11), e que nela existem inúmeras promessas para o cristão fiel, entre as quais aquela profetizada por Davi, que diz: “Caiam mil ao teu lado, e dez mil, à tua direita; tu não serás atingido.” (Salmo 91:7).

         Na verdade, não sabemos que tipo de aflição os outros irmãos estão sofrendo no momento. Mas temos a certeza de que, segundo a fidelidade de cada um, Deus dará o livramento em todas elas. Ele é o nosso socorro, e está presente em todas as nossas angústias (Salmo 46:1).

Davi tinha essa confiança e venceu todas as aflições que apareceram no seu tempo, porque o socorro dele vinha do Senhor (Salmo 121:2).

         Se hoje, que temos muito mais conhecimento da vontade de Deus, reclamamos das aflições, imagine no tempo de Davi. Ele não dispunha de muitas experiências dos heróis do passado. Entretanto, venceu pela fé, e confiança que depositou em Deus.

Portanto, todos nós cristãos de hoje temos melhores condições para vencer. Temos a justiça divina estabelecida nos céus a nosso favor. A aliança fiel com o rei dos reis, em cuja mão está a vitória predeterminada por Deus (Ap. 6:2). Temos a espada para a batalha no mundo espiritual que pode separar até a alma do espírito (Hb. 4:12).

         Assim, o que precisamos é confiar nas promessas para tomar posse das bênçãos que, a duras penas, Jesus conquistou na cruz do calvário para os que são chamados. O caminho da vitória é bastante simples, e a chave principal o Senhor nos revelou, quando disse que:“Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (Jo. 8:31-32).

         Portanto, se você é um discípulo de Jesus, não se preocupe. Caminhe de cabeça alta, porque Ele está no controle da sua vida.


 

Que Deus te abençoe abundantemente