Mensagem

A mentira (2)

MSG 268 = 23/11/2011

             “Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que tenham direito à árvore da vida e possam entrar na cidade pelas portas. Ficarão de fora ... os que se prostituem, ... e qualquer que ama e comete a mentira” (Ap. 21: 14-15).   

       Enviando os discípulos a pregar o evangelho, Jesus recomendou para que eles anunciassem com as seguintes Palavras: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no Evangelho (Mc. 1: 15). Podemos entender hoje o profundo sentido dessas Palavras. Elas indicam que o mundo estava iniciando uma nova fase de evolução espiritual, e a partir dali devíamos comparar nossos atos com os ensinos do evangelho, buscando o arrependimento dos erros que cometemos perante a vontade de Deus. Essa recomendação permanece até hoje, e irá até os últimos dias do cristianismo (Ap. 14: 7). Portanto, para sermos salvos é necessário abandonar as práticas consideradas nocivas, pois cada vez que as cometemos, damos oportunidade para o inimigo prevalecer sobre nós. Por isso, queremos lembrar aqui que entre as práticas mais abomináveis previstas no evangelho está o costume de mentir.

      
       Os versículos acima reproduzidos relatam sobre a condenação dos mentirosos, mostrando que eles não entram no reino de Deus. Nos dias atuais o diabo tem conseguido enganar muitas pessoas. Levando-as a pensar que a rejeição dos mentirosos só vai acontecer no futuro, ele as impede de entender que o reino de Deus já é uma realidade entre nós desde a vinda de Jesus. Isso quer dizer que mesmo a pessoa convertida, se não abandonar o costume de mentir não recebe as promessas do Senhor, inclusive a salvação. Com toda certeza, muitas das pessoas que se declaram cristãs, não dão frutos porque aceitam a mentira, como se ela fosse uma atitude inofensiva.


       Nunca deveríamos esquecer que mentira é o pecado mais fácil de ser cometido, e pode ser considerada como as raposinhas que devastam as vinhas em flor (Ct 2: 15). Ela se torna como algo comum, aparentemente inofensivo; mas sua prática representa falta de temor a Deus. Foi usada pela primeira vez no jardim do Éden para levar os seres humanos a rebelar contra o Senhor, e fez o homem acreditar na falsa possibilidade de ser igual a Deus.  Isso mostra que a mentira vem de uma raiz venenosa plantada pelo diabo para levar as pessoas a fazer o que ele deseja. Um profundo exemplo de abominação da mentira foi visto no inicio do cristianismo. Ananias mentiu aos apóstolos sobre o valor de venda de uma propriedade e foi morto por isso. Veja o que disse o apóstolo Pedro:

      “Ananias, por que encheu Satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, e retivesses parte do preço do terreno? Ananias, ao ouvir estas palavras, caiu e expirou; e sobreveio grande temor a todos os ouvintes. ” (At. 5: 3-5).

       Pedro deixou claro que a decisão de mentir foi posta no coração de Ananias pelo diabo. Algo semelhante tem acontecido com muitos cristãos que menosprezam os nefastos efeitos da mentira, pois a cada vez que eles aceitam mentir, estão entrando em pleno acordo com satanás. As Escrituras declaram que somos servos daquele a quem obedecemos (Rm. 6:16). Isso indica que existem milhões de pessoas pensando serem servas de Deus, mas enganosamente desempenham o papel de servas do diabo. É também o motivo pelo qual essas pessoas dão mau testemunho, e não conseguem ser abençoadas por mais que se esforcem.

     Amigo procure lutar contra a mentira. Essa é uma forma de desviar do mal, ser íntegro e agradar a Deus. Não se iluda. Nossos sonhos só são realizados por Deus, quando O agradamos, procurando obedecer ao que Ele determina. Veja o texto que abaixo reproduzimos:

      “Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará. Fará sobressair a tua justiça como a luz e o teu direito, como o sol ao meio-dia.” (Sl. 37: 4-5-6).

       Lembra que o direito de entrar no reino de Deus com a Igreja de Jesus – como noiva do Cordeiro -  só é dado àqueles o conquista, lavando suas vestes espirituais no sangue de Jesus. Isso significa observar o que manda a justiça divina e viver na prática de seus ensinamentos (Ap. 19: 7-8-9). 
 Portanto, se você já tem o privilégio de ser um cristão, lute contra a prostituição da santa Palavra do Senhor, abominando a prática da mentira, mesmo que aparentemente isso venha te causar danos. Veja o que Jesus nos recomenda. Eis o texto:

       “Se um dos seus pés faz com que você peque, corte-o fora! Pois é melhor você entrar na vida eterna aleijado do que ter os dois pés e ser jogado no inferno. ” (Mc. 9: 45).

 

       Que o Senhor te abençoe e te guarde.