Mensagem

LUTE PELA SALVAÇÃO

MSG 553 = 26/07/2017

      “Um homem perguntou-lhe: Senhor, são poucos os que se salvam?  Respondeu-lhes: Porfiai em entrar pela porta estreita, porque vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão. “ (Lc. 13: 23-24).  

      Muitas pessoas esperam ser salvas, porque frequentam as igrejas. Mas a Palavra mostra que não é só isso. É necessário viver de acordo com os ensinos de Jesus, mesmo que tenhamos de negar nossos próprios sentimentos e desejos para fazer o que ele mandou (Mt. 10: 37).  Isso faz parte da cruz que o cristão deve levar. Jesus levou a cruz dele, pagando pelos nossos pecados, e manda que nós também levemos a nossa. Assim como a cruz do Senhor representou o desafio de vencer a descendência da serpente; a nossa representa o desafio de cumprir os dois grandes mandamentos, que são: amar a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a nós mesmos (Gn. 3: 15 e Mt. 22: 36 a 40). Cumprir os dois mandamentos atribuídos a nós, prefigura o que Jesus chamou de porta estreita.

       Os versículos acima transcritos mostram a resposta do Senhor a um homem que perguntou se eram poucos os que se salvariam. O Senhor respondeu que devemos porfiar para entrar pela porta estreita.  Essa resposta dá um sentido de que só alcança a salvação plena aquele que luta para cumprir com perfeição a vontade do Senhor (Lc. 12: 43 e 2 Cr. 16: 9a). Isso indica que a conquista da salvação começa depois de nosso chamado, estende pela vida inteira, e somente os que vencem são salvos (Mt. 22: 14 e Ap. 2: 7-17-26). Uma prefiguração perfeita dos desafios que devemos superar no caminho da salvação, está representada no sonho de Jacó. Nesse sonho, em que Deus confirma o plano de salvação, foi mostrada uma escada, cujo topo chegava aos céus, onde estava o Senhor, e os anjos subiam e desciam por ela. Deus disse a Jacó: Eu sou Jeová, Deus de teu pai Abraão, e Deus de Isaque. ... “ (Gn. 28: 11-12-13).

       Essa escada representa os desafios que surgem diante de nós, para vencermos praticando os mandamentos de Jesus hoje. Eles estão simbolizados nos degraus da escada que temos de subir, e representam o batismo com fogo citado nos evangelhos por João Batista (Mt. 3: 11). Os cristãos que estão na luta e decaem de sua fé, simbolizam os anjos que Jacó viu descendo. Veja o que disse o apóstolo Paulo, referindo-se aos hebreus que não conseguiram alcançar a terra prometida. 

      “Não ponhamos o Senhor à prova, como alguns deles já fizeram e pereceram pelas mordeduras das serpentes. Nem murmureis, como alguns deles murmuraram e foram destruídos pelo exterminador. Estas coisas lhes sobrevieram como exemplos e foram escritas para advertência nossa, ... Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia.. “ (I Co. 10: 9 a 12).   

       Na verdade, o seguidor de Cristo, depois de confirmado na nova aliança através do batismo, tem pela frente os desafios de viver de acordo com os mandamentos de Jesus. Todos os desafios, têm de ser vencidos com a espada do espírito que é a Palavra de Deus (Ef. 6: 17). Jesus demonstrou isso quando foi tentado no deserto (Mt. 4: 1 a 10). Diante desses desafios ao longo de nossa caminhada cristã, corremos o sério risco de perder a batalha, se não os vencermos.  Por essa razão, Jesus disse que muitos procurarão entrar pela porta estreita, mas não conseguirão. Isso realmente tem acontecido com milhões de pessoas, pela falta de persistência em cumprir o que Jesus mandou (2 Tm. 4: 3). Orientados por falsos mestres, muitos alimentam uma esperança totalmente descabida dentro do evangelho, enganando a si mesmos, e achando que podem viver na zona de conforto e subir aos céus quando morrerem. Às vezes até entendem a santa Palavra, mas preferem fazer “vista grossa”, ignorando que com Deus não se brinca (Gl. 6: 7). Esses representam os anjos que Jacó viu descendo a escada, e foram chamados de cristãos mornos por Jesus. São tipificados no líder da igreja de Laodicéia. Veja o recado do Senhor:

       “Sei as tuas obras, que não és nem frio nem quente; oxalá foras frio ou quente! Assim porque tu és morno, ... estou para te vomitar da minha boca. Visto que dizes: Rico sou ... e de nada tenho falta, e não sabes que tu és o coitado, miserável, e pobre, e cego e nu, eu te aconselho que de mim compres ouro refinado no fogo para te enriqueceres, vestes brancas para te cobrires e ... colírio para ungires os olhos a fim de que vejas. “ (Ap. 3: 15 a 18). 

       Amigo, faça o que Jesus mandou. Lute para cumprir os mandamentos do evangelho, e não aceite que ninguém te engane com palavras mirabolantes que não correspondem à realidade do evangelho. Lembre-se que nosso alvo principal é chegar a Jesus, e isso só podemos conseguir se cumprirmos retamente a sua Palavra.
 
       Que o Senhor te abençoe e te guarde.
 
                                                            Natanael de Souza