Mensagem

JUSTIÇA DIVINA

MSG 646 = 28-05-2019

       A justiça divina faz parte do reino dos céus, estabelecido entre nós desde o tempo de João Batista. Buscar a prática dela, é dever do seguidor de Jesus, pois ela leva ao caminho da perfeição, do qual dependemos para chegar a Deus (Lc. 17: 20 - Mt. 5: 48). Quase sempre a comparamos com à justiça humana, e pensamos que estamos certos diante de Deus, por estar aparentemente retos aos olhos dos homens. Isso é engano. Precisamos esforçar muito, ainda, para começar alcançar os parâmetros da justiça divina (Lc. 18: 11-12-14). O caminho principal para ela é a prática da lei do amor, que faz parte da cruz que o cristão tem de levar, para andar nos passos de Jesus. Por isso, enquanto não conseguir amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos, não podemos dizer que estamos praticando a justiça divina. Começamos sua prática quando conseguimos amar como manda o evangelho. Veja como o apóstolo Paulo definiu esse amor. Eis o texto:

      “O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” (2 Co. 13: 4 a 7).

       Se não estivermos vivendo o amor como o Senhor definiu através de Paulo, não podemos dizer que a estamos praticando. Comparado com os padrões do mundo, o comportamento descrito nesse texto está longe de ser uma ingenuidade, como parece. Diante de Deus ele é visto como uma atitude nobre que caracteriza um espírito superior no  humano. Essa é a razão pela qual Jesus apontou para a necessidade de mudarmos a maneira de viver para nos aproximar de Deus (Mt. 5: 19 a 32).

       Quem proporciona condições para evoluirmos dos princípios da lei humana, para os princípios da lei divina, é o Espírito Santo. Mas Ele só vem sobre nós quando cremos em Jesus como diz as Escrituras (Jo. 7: 37-38). Por isso, o aprendizado do evangelho é o começo de tudo, para subir os degraus da escada que conduz a Deus (Jo. 8: 31-32). A pessoa que crê em Jesus e não quer ser enganada, deve buscar conhecer a verdade antes de tudo. Para isso, basta apenas que ela tenha determinação, pois a santa Palavra é revelada a nós pelo próprio Deus. Portanto, para alcançar o aperfeiçoamento espiritual recomendado pelo Senhor, não precisamos de grandes aparatos, nem de muitos recursos financeiros. Deus já mostrou isso a centenas de anos. Davi pastoreava ovelhas no meio do mato e era o menor de sua casa. Mas por ser esforçado, o Senhor o honrou poderosamente, porque ele tinha um coração agradável ao Senhor (I Sm. 16: 11).

       Irmãos, vivemos num tempo em que os enganos espirituais crescem assustadoramente, tentando nos impedir de prosperar na busca da comunhão com Deus, e dias virão em que os cristãos vão ser proibidos de frequentar as igrejas (Dn. 9: 27). Por isso, precisamos colocar a lei divina em nosso coração, como Deus planejou a centenas de anos atrás (Jr. 31: 33).

 
      Que Deus nos conceda força e poder para vencer todas as coisas.

                                                           Natanael de Souza