Mensagem

JULGAMENTO ERRADO

MSG 650 = 25-6-2019

       Tentamos limitar o poder de Deus aos nossos conhecimentos, quando cometemos a imprudência de julgar o que não conhecemos. Isso é uma indicação de atraso espiritual, e vai continuar existindo ainda por muitos séculos, até que as pessoas venham a ter o pleno conhecimento do Senhor (V. Is. 11: 9). As Escrituras mostram que o mundo caminha para alcançar um nível espiritual superior, mas ainda vai ter que passar pelo tempo da grande tribulação, para aprender a obedecer a Deus (Dt.28: 1). As bençãos do Senhor já estão disponibilizadas para nós, possibilitando alcançar um nível espiritual nobre (Ef. 1: 3). Mas, como no passado, continuamos negando a crer no poder de Deus.  Veja no texto abaixo o julgamento errado que fizeram a respeito de Jesus. Eis a transcrição:

        “Diziam alguns de Jerusalém: Não é este aquele a quem procuram matar? Eis que ele fala abertamente, e nada lhe dizem. Porventura, reconhecem verdadeiramente as autoridades que este é, de fato, o Cristo?  Nós, todavia, sabemos donde este é; quando, porém, vier o Cristo, ninguém saberá donde ele é.” (Jo. 7: 25-26-27).  

        Mesmo diante dos milagres que Jesus fazia, muitos, baseados em seus próprios conhecimentos, colocavam em dúvidas a identidade dele.  O motivo de errarem em seus julgamentos foi pelo fato de só poder reconhecer a Jesus, aquele cujo coração for tocado por Deus (Jo. 6: 44 e 10: 25-26-27). Daí, o julgamento errado que faz até hoje quem não for chamado, e por isso não enxerga a verdade (Is. 6: 8-9-10 e Mt.13: 14). Essa é a razão pela qual Jesus recomendou para não julgar pela aparência, mas pela reta justiça (Jo. 7: 24).  

       O mundo evangélico de hoje ainda julga muito pela aparência, correndo o risco de levar pessoas à perca da salvação. Mesmo entre os que são chamados por Deus, muitos acabam dando crédito a falsos líderes, em desobediência às advertências de Jesus,  só descobrindo o erro depois que morrem, quando não há mais condições de reverter o dano. Esse tipo de julgamento errado é fatal (Mt. 7:15).

       Para evitar isso, Jesus mandou avaliar os frutos das doutrinas que recebemos (Mt. 7: 16). Mas quase sempre não se dão atenção a esse mandado, pois o crente que sofre uma lavagem cerebral, mesmo vendo os maiores absurdos, ainda julga seu líder como um “santo”. Ele passa a crer no homem, deixa de lado as Palavras de Jesus, e aí entra na maldição (Jr. 17: 5). A verdade aparece logo depois ele morre. É quando ele vai descobrir que Jesus não o reconhece como sua ovelha (Jo. 10: 27-28). O Senhor predisse as Palavras que, em espírito, essa vítima vai ouvir. Veja o texto:  

      “Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade.” (Mt. 7: 22-23).    
  
       Nesse caso, a iniquidade que Jesus leva em conta, é o erro no julgamento, valorizando mais a palavra do homem que a Palavra dele. Essa é uma das razões pelas quais o medo de tomar atitude impede de entrar no reino dos céus (Ap. 21: 7-8).

       Que Deus nos conceda força r poder para vencer todas as coisas.
 
                                                                    Natanael de Souza