Mensagem

JOIO & TRIGO

MSG 654 de 23/jul/2019

Ao falar sobre o reino dos céus, Jesus comparou o mundo a um campo, onde o trigo foi plantado, e o inimigo colocou joio no meio. Essa comparação demonstra um perfil do mundo cristão em que vivemos hoje. O Espírito Santo, no coração das pessoas, é o trigo; mas o diabo planta o joio, mandando potestades malignas para distorcerem a verdade, a fim de que muitos venham a perder a salvação (2 Tm. 4: 3-4). Entretanto, Jesus mostrou que não podemos arrancar o Joio. Em nosso caso, ele está representado por grupos que falsificam o evangelho. A ordem do Senhor é para que o joio continue até o tempo da ceifa. Isso indica que ele não quer que erradiquemos os falsificadores, para que sejam avaliados em sua volta, quando haverá o grande julgamento (Mt. 25: 31-32). Veja o que disse a parábola de Jesus, quando os servos se oferecem para arrancar o joio do meio do trigo. Eis o texto:

       “Chegando os servos do dono do campo, disseram-lhe: Senhor, ... Queres, então, que vamos arrancá-lo?  Não, respondeu ele, para que não suceda que, tirando o joio, arranqueis juntamente com ele também o trigo.” (Mt. 13: 27-28-29-30).   

       Isto quer dizer que os verdadeiros cristãos não devem demandar os falsificadores que distorcem o sentido das Escrituras, porque Jesus reserva para si o direito de julgá-los. É aquela predição advertindo que os cristãos falsificadores serão considerados cabritos, e separados das ovelhas, onde ambos tomarão destinos diferentes (Mt. 25: 31 a 34).

       No entanto, a geração de nosso tempo não chegará lá. Mas nesse caso ela é julgada quando cada um morre, tendo como base a Palavra pregada por Jesus, e os falsificadores são considerados iníquos e rejeitados pelo Senhor (Jo. 12: 48-49 e Mt. 7: 22-23). O texto de Mateus mostra que eles tentam justificar suas obras, mas não são aceitos. Devemos entender que a justiça divina é perfeita. Isto mostra tudo o que eles fazem para modificar a Palavra de Jesus, ou até mesmo descartar o ensino dela como foi mandado, é cobrado ou agora ou no por vir (Dt. 18: 18 e Mt. 28: 20). É bom lembrar que Deus não deixa passar nem um deslize. Até mesmo Moisés foi cobrado pelo erro que cometeu, não podendo entrar na terra de Canaã.  Veja o que Deus disse para ele. Eis o texto:

      “Morrerás no monte, ao qual tu hás de subir, e te recolherás ao teu povo; assim como Arão, teu irmão, morreu no monte Hor, e se recolheu a seu povo.  porque pecastes contra mim no meio dos filhos de Israel junto as águas de Meribá de Cades, no deserto de Zim, e porque não me santificastes no meio dos filhos de Israel.” (Dt. 32: 50-51).   

       Isso deixa claro que de Deus ninguém zomba (Gl. 6: 7). Os transgressores da Palavra do Senhor não escaparão sem ser punidos. Mas ainda uma coisa devemos considerar. No caso dos grupos cristãos aqui focalizado, todos aqueles que seguem os representantes do joio, correm um sério risco de serem considerados cumplices de seus pecados (Ap. 18: 4).

       Portanto, amigo, examine as Escrituras, não sem antes pedir ao Espírito Santo para mostrar se existe engano naquilo que ministram para você (Mt. 7: 16). Se Ele mostrar que seus líderes estão fora da sã doutrina, não hesite em procurar outo lugar onde se ensina a Palavra de Jesus com fidelidade.

 
       Que o Senhor possa falar melhor ao seu coração.
 
                                                 Natanael de Souza