Mensagem

As Guerras

MSG 028 = 11/07/2007

          “E, certamente, ouvireis falar de guerras e rumores de guerras; vede, não vos assusteis, porque é necessário assim acontecer, mas ainda não é o fim. ” (Mt. 24:6).

          Nos dias atuais, dificilmente assistimos aos noticiários sem ouvir falar de guerras. O desentendimento e o ódio estão presentes entre as pessoas, gerando devastação e morte em todos as camadas da sociedade.

          Alguns países são afetados apenas por lutas urbanas, gerando a insegurança e o medo, como é o nosso caso; mas outros são invadidos e dominados por inimigos externos que querem impor suas idéias sob a sombra dos mais diversos interesses.

          Na verdade, tanto de uma forma como de outra a morte está presente ceifando vidas e expandindo seus domínios por todos os lados (Veja Ap. 6:7-8). O mundo se arrasta em dolorosos gemidos sem ter condições de impedir o cumprimento dessa previsão profética feita pelo Senhor Jesus a mais de dois mil anos, e contida nesse pequeno trecho bíblico. Guerras e rumores de guerra estão diante de nossos olhos em todos os cantos do mundo, sem que possamos estabelecer a paz, mesmo com toda a sabedoria humana de que dispomos.

          Esses fatos são provas irrefutáveis das verdades contidas na Palavra de Jesus, e comprovam que o caminho mais seguro para vencer está na profunda observação e prática daquilo que ele nos ensinou.

          No versículo acima transcrito, ele nos adverte de que não devemos assustar. Ele sabia que o sentimento do medo haveria de aflorar em nossos sentidos quando estivéssemos diante do quadro que hoje presenciamos. Por isso, é necessário que venhamos a confiar nas suas Palavras, e adotá-las como luz para o nosso caminho. Crer na Palavra de Deus foi o procedimento que, no passado, Davi adotou e venceu muitas batalhas, mesmo vivendo num tempo onde tudo era mais difícil de que hoje. Veja o texto:

          “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos”.(Sl. 119:105)
.

          Jesus adverte de que esse tempo ainda não é o fim, e que muitas dificuldades ainda surgirão. Portanto, sem fugir da realidade, devemos nos preparar espiritualmente (Veja Ef. 6:10 a 16), certos de que a Palavra de Deus trazida pelo Senhor Jesus é a arma de combate mais eficaz para nos conduzir à vitória.

          Heróis experientes que passaram por este mundo antes de nós provaram que nada é mais seguro que o exercício da fé para nos fazer vencer. Veja a declaração do apóstolo Paulo, escrevendo a Timóteo pouco antes de sua morte:

          “Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério. Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação, e o tempo da minha partida é chegado. Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.”(2 Tm. 4:5 a 7).

         
        Essa postura que Paulo passa para Timóteo deve ser seguida por cada cristão consciente. Não devemos temer as adversidades, nem aos homens que nela estão envolvidos (Veja Lc. 12:4-5), pois somente assim podemos completar a carreira e guardar a fé.


                                                      Que Deus abençoe mais e mais.