Mensagem

A FILHA DE JAIRO

MSG 562 = 26/09/2017

      A maioria das pessoas acham que a unção de Deus só acompanha aqueles que exercem cargos de destaque nas organizações religiosas. Isso leva muitos a desejar estar no comando, não pelo sonho de ganhar almas, mas para ser respeitado entre os homens. Sabedor disso, satanás quis enganar a Jesus oferecendo todos os reinos do mundo, se ele o adorasse prostrado (Lc. 4: 6-7). Mas as Escrituras mostram que é pelos caminhos da fé, e não pelos caminhos religiosos que Deus opera milagres e maravilhas. A ressurreição da filha de Jairo demonstrou isso. O texto sagrado descreve que, mesmo sendo chefe da sinagoga, Jairo pediu a Jesus que fosse em sua casa curar sua filha que estava doente (Mc. 5: 22-23). No entanto, antes de chegar lá, receberam a notícia de que não era mais necessária a ida do Senhor, pois a menina já estava morta. Essa foi a visão lógica daqueles que cuidavam da ida de Jesus. Entretanto, não foi a visão de Jesus, que considerava as coisas através da fé. Veja no texto abaixo a sua resposta:

        “Mas Jesus, sem acudir a tais palavras, disse ao chefe da sinagoga: Não temas, crê somente. “ (Mc. 5: 36).   

       Pela visão daqueles que acompanhavam Jesus, inclusive Jairo, o caso estava encerrado. A moça estava morta, e agora cabia à família, como de costume, fazer o velório e enterrar. Entretanto, para o Senhor, que vivia pela fé, as coisas não paravam por aí. Ele aconselhou a Jairo que não temesse a má noticia, mas apenas cresse. Chegando onde estava o corpo da menina, ordenou que ela voltasse à vida, e assim aconteceu, deixando todos maravilhados (Mc. 5: 41-42).


       Muitos de nós hoje enfrentamos situação semelhante à de Jairo. Recebemos uma má notícia e desabamos, achando que tudo acabou. Isso é uma indicação de que estamos errando, por não crer nas Escrituras nem no poder de Deus (Mt. 22: 29). O mesmo Jesus que estava com Jairo; que chegou na casa dele e ressuscitou a menina, continua com nós hoje, em Espírito e em verdade, se cumprirmos seus mandamentos. Isso é a promessa que ele nos deixou (Mt. 28: 19-20).  Por isso, é de grande necessidade que as pessoas busquem se aprofundar no entendimento do evangelho, pois essa é a única forma de passar a viver pela fé (Hb. 10: 38). Precisamos entender que as promessas do Senhor não se cumprem automaticamente. Ele tem poder para transformá-las em realidade, mas nós temos de fazer nossa parte, que envolve, em primeiro lugar, a obediência e a perseverança na fé. Veja esse texto:

      “Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão. ... tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará; ” (Hb. 10: 35-36-37).  

       Em outras palavras o texto mostra que o Senhor cumpre aquilo que prometeu, mas o tempo é o que ele determina, pois em nosso próprio interesse seus caminhos são diferentes dos nossos. Na maioria das vezes raciocinamos apenas sobre o período de vida na terra, esquecendo que Deus cuida de nossa existência antes e depois da morte (Is. 55: 9). Essa é a razão pela qual o Senhor deseja que nos esforcemos para conhecê-lo (Os. 6: 3).

       Em nossos dias, poucos conhecem o poder de Deus. Nossa fé ainda é semelhante à que existia no tempo em que Jesus ressuscitou a filha de Jairo. Do mesmo modo que riram quando ele disse que a menina apenas dormia (Mc. 5: 39-40), muitos ainda riem de nós e nos consideram ingênuos quando pregamos a verdade sobre um Deus Poderoso que chama à existência aquilo que não existe (Rm. 4: 17). Mas o lado mais triste desse tipo de ignorância aparece no momento em que essas pessoas morrem, pois, tendo vivido na desobediência a Deus, elas descobrem que a essência da vida continua, e que por não terem crido, ficam perdidas no deserto do mundo espiritual, e são recolhidas pelo diabo (Lc. 16: 22-23-24).

       Amigo, busque o Senhor enquanto é tempo (Is. 55: 6). Não importa quantos e quais os pecados que você tenha cometido. Ele é fiel e justo para te perdoar (I Jo. 1: 9). Da mesma forma que ressuscitou a filha de Jairo, Jesus pode ressuscitar seus sonhos perdidos, e fazer de você um verdadeiro milagre.

 
       Que o Senhor te abençoe e te guarde.
 
                                                              Natanael de Souza