Mensagem

ESQUECER O PASSADO

MSG 568 = 07/11/2017

      As lutas da vida deixam marcas dolorosas e difíceis de serem apagadas. Elas, normalmente, são geradas pelo inimigo de nossas almas, que, influenciando em nossos relacionamentos, provocam situações de conflitos. Ele sabe que as más recordações alimentam o ódio, ocasionam frustrações, e se transformam num peso inútil para atrapalhar nossa caminhada cristã. Entretanto, podemos anular esses efeitos nocivos quando cremos que a justiça de Deus julga todos os relacionamentos entre nós e as outras pessoas. A convicção dessa verdade é fundamental para neutralizar as feridas de nossa alma. Passamos a entender que quando nos colocamos na posição de servos, Deus nos faz esquecer, assumindo nossa causa, para julgá-la em seu tempo através da justiça divina (Gn. 41: 51). Com toda certeza, é por esse caminho que o apóstolo Paulo passava. Veja o que ele disse. Eis o texto:  

      “... uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” (Fp. 3: 13-14). 

       Paulo declarou isso num momento em que expunha as várias formas ilegítimas pelas quais alguns pregavam o evangelho naquele tempo (Fp. 1: 15-16-17). Ele descreve com detalhes importantes a maneira pela qual convivia com as pressões dos falsificadores da Palavra do Senhor. Demonstrando grande facilidade para considerar as afrontas como coisas do passado, Paulo as esquecia, e prosseguia na busca das promessas de Deus, considerando-as como o alvo principal de sua vida. Essa postura foi um dos fatores que o possibilitou a alcançar um alto nível de comunhão com o Senhor, a ponto de anular o temor da morte quando essa o aparecesse. Veja o que ele disse. Eis o texto:

      “... para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro. Entretanto, se o viver na carne traz fruto para o meu trabalho, já não sei o que hei de escolher. Ora, de um e outro lado, estou constrangido, tendo o desejo de partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor. Mas, por vossa causa, é mais necessário permanecer na carne.” (Fp. 1: 21 a 24).
 

     A revelação contida nesse texto mostra que os efeitos da morte deixam de ser um terror para nós, na medida em que avançamos na comunhão com Deus, e adquirimos a plena certeza da salvação. Por isso, é importante deixar o peso das mágoas e ressentimentos para o julgamento do Senhor, mesmo porque a vingança pertence a Ele (Dt. 32: 35 e Rm. 12: 19). Ao fazer isso, cancelamos os efeitos das astúcias satânicas, e passamos a sentir mais leves e desimpedidos para conquistar a vida eterna.  

       Muitas pessoas sentem grandes dificuldades em esquecer as afrontas. Mas com certeza elas poderão obter êxito, se obedecerem retamente a Palavra de Deus, pois o Espírito Santo, as reveste da unção que representa o reforço do Senhor para vencer as batalhas. Veja o texto:

      “... recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.” (At. 1: 8).  

       Essa providencia divina é a chave que nos permite adquirir força para vencer as causas difíceis quando a nossa não é suficiente para nos fazer esquecer um passado traumático. Ao buscamos o poder de Deus, guiados pelo Espírito Santo, nosso sentimento muda, e nos capacita a cumprir corretamente os mandamentos do evangelho. Através desse caminho todos os cristãos fiéis podem se livrar dos obstáculos, e alcançar uma unção capaz de os conduzir à vitória.

       Amigo, não permita que nada te impeça de viver na prática do evangelho.  Jesus pagou um altíssimo preço para abrir a porta da salvação a todo aquele que nele crer. Veja o texto: “... Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (Jo. 3: 16).     

 

      Que Deus nos conceda a graça e o poder para vencer todas as coisas.  

 

                                                           Natanael de Souza