Mensagem

ESPIRITO, CORPO E ALMA

MSG 611 =18/09/2018

Há, porém, um espírito no homem, E o assopro do Todo-poderoso dá-lhe entendimento.” (Jó 32: 8)  

       Três elementos básicos, compõe nossa existência: espírito, corpo e alma (I Ts. 5: 23). Portanto, somos um espírito, habitamos num corpo e temos uma alma. Importa-nos, então, saber qual a função de cada um, e o que acontece com eles no decorrer de nossa existência. Como vemos no texto acima, o espírito é o nosso elemento principal, porque detém o entendimento para fazer todas as coisas. Nele está a herança do Criador (Gn. 1: 27). Ele foi concebido para viver eternamente, porém, com o direito de escolher outro caminho. A ele foram entregues os domínios de toda terra (Gn. 1: 28-29-30).

       Para desempenhar essa função, na dimensão física, Deus deu a ele um corpo, tomado da própria terra (Gn. 2: 7). Esse corpo é a nossa parte visível, e tem prazo de validade determinado. No momento da concepção, o Senhor o registra, e decide quantos dias ele vai viver aqui (Sl. 139: 16). Isso nos caracteriza como propriedade do Criador, mas ainda não exclusiva. Depois que o homem perdeu o domínio da terra, Deus decidiu que seu corpo volta para ela quando encerra seu tempo (Gn. 3: 19).

       A alma é o resultado de união do espirito com o corpo (Gn. 2:7). Sem essa união, certamente ela não existiria. Ela não tem individualidade própria, e por isso é apenas um conjunto de sentimentos, desejos e emoções que passaram a existir quando Deus soprou o espirito no corpo. Essa é a razão pela qual Deus nos vê como alma, ou seja, o resultado do conjunto corpo/espírito. Ela representa sentimentos ligados à terra, e como tal, até o próprio Deus – sendo Espírito – pode ter alma. Veja o que Ele disse sobre Jesus. Eis o texto:

      “Eis o meu servo, a quem sustenho; o meu escolhido no qual a minha alma se agrada. ...” (Is. 41: 1).   

       Aqui, o Senhor declara Seu sentimento a respeito de Jesus na terra. Isso dá o entender que o sentimento chamado alma tende a desaparecer na medida em que o espírito do homem se liberta das coisas terrenas. Jesus declarou que podemos chegar a esse alvo, se nos colocarmos como seus discípulos (Jo. 8: 31-32). Entretanto, nosso espírito continua contaminado quando vivemos na prática de atitudes abomináveis. Veja o que disse Jesus. Eis o texto:

      “Mas o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina o homem.  Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias.” (Mt. 15: 18-19).

       Essas e outras atitudes semelhantes são usualmente praticadas pela maioria das pessoas que não temem a Deus. Os desejos de sua alma são   incompatíveis com a vontade do Senhor. Por isso, quando a pessoa morre sem se arrepender, seu destino é o inferno (Lc. 16:22-23-24). Nesse caso, depois. do último juízo de Deus, quando elas já perderam o corpo, perdem também o espírito. É a segunda morte, e a partir daí elas não têm mais as características de imagem e semelhança do Criador. Veja o texto:

      “E, se alguém não foi achado inscrito no Livro da Vida, esse foi lançado para dentro do lago de fogo.” (Ap. 20: 15).

       O espírito vai para o lago de fogo com enxofre, levando consigo todos os sentimentos que formaram a alma.

       Amigo, esse fim da pessoa desobediente a Deus é muito triste. Por isso, devemos abrir mão de qualquer tipo de coisa que ameaça a salvação de nosso espírito. Jesus advertiu sobre isso. Eis o texto:

     “E, se a tua mão te escandalizar, corta-a; melhor é para ti entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga, onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga.” (Mc. 9: 43-44).     

       Que o Senhor nos conceda força e poder para vencer todas as coisas.
 
                                                                  Natanael de Souza