Mensagem

A Escolha é Nossa

MSG 228 = 9.3.2011

 “... assim, andai no temor do SENHOR, com fidelidade e inteireza de coração. ” (2 Cr 19: 9).    

       Deus deu ao homem o direito de escolher seus próprios caminhos. Como está escrito, a benção e a  maldição estão postas diante de todos nós (Dt. 11: 26).  Porem, cada um colhe os frutos do que plantou, e assim nós mesmos somos responsáveis  pelo bem ou mal que nos acontece. Na realidade o que contribui com muita freqüência para os nossos fracassos é a falta de conhecimento, quase sempre influenciada por maldições vindas de nossas raízes mais remotas. Diz a santa Palavra que  Deus visita as iniqüidades dos pais aos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que O aborrecem (Ex. 20: 5). Entretanto, Ele dá também o escape para aqueles que, deixando erro dos pais, se esforçam para obedecer aos Seus mandamentos (Ez. 18: 9).  Muitas pessoas se julgam livres da maldição hereditária baseadas no texto bíblico  onde se declara que quem está em Cristo é nova criatura (2 Co. 5: 17). O entanto, aquele que assim se considera tem de levar em conta que so está verdadeiramente em Cristo quem o obedece de inteiro coração (Jo. 14: 21). Isso quer dizer que não basta simplesmente freqüentar a igreja. Tem de ser verdadeiro praticante da Palavra de Jesus para se considerar que está nele. Portanto, devemos admitir que a quebra da maldição herdada só é válida para quem é considerado biblicamente como ovelha de Jesus, e  não funciona para os desobedientes (Jo. 10: 26-27). 

       O versículo acima reproduzido prefigura a visão de como se faz necessário que as pessoas escolhidas observem a plena vontade de Deus. Ele se refere às exigências que Josafá - rei de Judá -- fazia àqueles que eram designados para posições de liderança. A primeira recomendação era a observância ao temor de Deus. Isso mostra que naquele reinado o corrupto e o ladrão não tinham vez. Com toda certeza, essa foi uma das razões que originaram o grande sucesso de Josafá. Em seu reinado Deus fez coisas impossíveis se tornar possível de maneira espetacular.

       Veja o que aconteceu numa das batalhas. O exército dos moabitas, que estava vindo contra Judá, era muito superior em numero de guerreiros.  Josafá sentiu sua inferioridade física (2 Cr. 20: 3), mas se firmou na convicção de que Deus a livraria. Eis uma parte do texto de sua oração:

      sabemos Ah! SENHOR, Deus de nossos pais, porventura, não és tu Deus nos céus? Não és tu que dominas sobre todos os reinos dos povosNa tua mão, está a força e o poder, e não há quem te possa resistir. ... acaso, não executarás tu o teu julgamento contra eles? Porque em nós não há força para resistirmos a essa grande multidão que vem contra nós, e não nós o que fazer; porém os nossos olhos estão postos em ti.” (2 Cr. 20: 6 e 12).  

       Essa oração teve um efeito impressionante. Deus respondeu, assumindo a responsabilidade da vitória (2 Cr. 20: 14-15). A convicção  da resposta de Deus se tornara tão real, que, na organização das fileiras do exército, a ordem natural do costume da época foi invertida.  Os homens de combate marcharam  na retaguarda, e  os músicos, encarregados de louvar a Deus pela vitória, assumiram as fileiras da frente. O resultado foi bombástico. A multidão de inimigos que vinha contra aquele exército morreu antes do confronto. Não sobrou um só homem (2 Cr. 20: 24).

       Observe que, mesmo diante de uma situação humanamente inferior, aquele rei creu na realidade da vitória de seu exército. Isso só foi possível porque, baseado no testemunho de Davi, ele submetia previamente todas as suas decisões à vontade de Deus (2 Cr. 17: 3)

       Amigo, naquele tempo o rei de Judá confiou em Deus, e traçou o sucesso de seus dias. Ele foi o sucessor de seu pai, o rei Asa, que não teve as mesmas atitudes de fé, principalmente nos seus últimos dias de vida (2 Cr. 16: 12). Mas deixando os princípios de seu pai e vivendo na prática da lei de Deus, Josafá mostrou que o segredo da vitória está na confiança e na obediência que dedicamos ao Senhor.  Portanto, não se iluda com o que os homens possam te fazer. Busque a Deus praticando a Sua Palavra, e pode agir conforme tudo o que Ele colocar em seu  coração. Veja o texto:

      Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração.” (Sl. 37: 4).  
 

       Que o Senhor te abençoe e te guarde.