Mensagem

As Escamas

MSG 487 06/04/2016

Então, se levantou Saulo da terra e, abrindo os olhos, nada podia ver. E, guiando-o pela mão, levaram-no para Damasco. ” (At. 9: 8). 

       A Bíblia é inspirada por Deus, e nela nada foi registrado por acaso.  Muitas frases contendo palavras que parecem não ter importância, foram colocadas para nos instruir em alguma coisa. Esse caráter das Escrituras é um dos detalhes que faz a diferença entre a Bíblia e o livro comum escrito por inspiração humana. Desconsideramos os méritos de Deus, e os julgamos tão falhos quanto aos nossos, quando não levamos em conta essa diferença. Uma das finalidades pelas quais Deus inspirou os escritores bíblicos para inserir alguns textos aparentemente sem importância, é o fato de conterem neles certos detalhes prefigurando situações que ocorrem em nossa vida hoje. 

       O versículo acima relata a cegueira que tomou os olhos de Paulo, no momento em que ele encontrou com Jesus. O texto faz referência à uma espécie de escamas, que permaneceu por três dias, até o momento em que Ananias orou para ele com imposição de mãos (At. 9: 17-18). Cremos que aquelas escamas simbolizaram a cegueira espiritual de Paulo antes de encontrar com Jesus. Ele era mestre no conhecimento de um mundo diferente, onde a grandeza material e a sabedoria humana prevalecia como sendo as bênçãos mais importantes. Por isso ignorava o fato do reino espiritual revelado por Jesus ser superior às riquezas terrenas. 

       O exemplo de Paulo deixou claro que a riqueza maior da vida é a comunhão com Deus, e ela só se efetiva quando somos incluídos na nova aliança com Jesus, tendo o batismo como sinal dessa inclusão. Portanto, quando buscamos as bênçãos visando apenas coisas materiais, podemos até recebe-las. Mas a duração delas está restrita ao tempo de nossa vida terrena (Mt. 6: 19-20). As escamas que apareceram nos olhos de Paulo, representavam a cegueira espiritual de todos aqueles que, mesmo instruídos nas coisas terrenas - como Paulo era - não tiveram ainda um encontro com Jesus. Foi por essa razão que Jesus nos ensinou a buscar em primeiro lugar o reino de Deus como a coisa mais importante para nossa vida. Veja o que Ele disse sobre essa prioridade. Eis o texto:

     Buscai em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. ” (Mt. 6: 33).

      Essas Palavras de Jesus deixaram bem claro o fato de que não precisamos preocupar com os bens materiais, quando verdadeiramente colocamos em primeiro lugar o reino de Deus, pois nesse caso, o próprio Deus se encarrega de nos suprir do que precisamos para viver na terra (Mt. 6: 31-32). Entendemos então que as bênçãos espirituais são superiores, apesar das bênçãos materiais não terem sido abolidas (Mt. 5: 17-18).

       Vários aspectos indicando essa realidade são mostrados nas Escrituras. Sendo o Filho de Deus, Jesus poderia ter nascido nos lugares mais luxuosos e ricos daquela época.  Mas não foi por acaso que Deus escolheu um simples abrigo de animais para o local de nascimento do seu Filho aqui. Exercendo o mandado do Pai, Jesus fez inúmeros milagres, atraindo multidões de pessoas, e entre essas várias pessoas ricas e poderosas, como Zaqueu (Lc. 19: 2), Nicodemos (Jo. 3:1), Jairo (Mc. 5: 22), e o centurião de Cafarnaum (Mt. 8:5). Mas nada disso alterou a condição da vida humilde do Filho de Deus, que tinha todos os ingredientes para se tornar um milionário de sua época. Ele viveu sem ter onde reclinar a cabeça (Mt. 8: 20). Sua riqueza era espiritual e não material. A forma pela qual Jesus nasceu e viveu, indica claramente o propósito de Deus em mostrar que as grandezas espirituais são superiores.

      Ver pessoas mostrar bênçãos financeiras como testemunhos, é muito comum hoje. Mas fica uma indagação: Será que elas já alcançaram um coração quebrantado? Será que elas procedem como Jesus recomendou em relação ao tratamento com as outras pessoas? Será que elas perdoam, oram para os que as perseguem e bem diz aos que vos maldizem? Seria bom que essas pessoas atentassem para o fato de que Deus vê o coração e não o exterior; e se elas não viverem segundo as advertências de Jesus, jamais verão a alva (Is. 8: 20).

       Amigo não deixe as escamas te impedir a visão do reino de Deus e sua justiça. Busque a verdade e certamente o Espírito do Senhor te guiará nela. Veja o que Jesus prometeu, a respeito do derramamento do Espirito Santo:

      “...  ele vos guiará em toda a verdade, porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir. ” (Jo. 16: 13).

 
      O Senhor te abençoe e te guarde.