Mensagem

EM ESPIRITO

MSG 606 = 14/08/2018

Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.  Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.” (Jo. 4: 23-24).   
    
       O homem perdeu a comunhão com Deus quando foi expulso do paraíso espiritualmente (Gn. 3: 22-23). As gerações que sucederam a Adão e Eva foi distanciando da verdade, até ignorar completamente a existência de Deus. Isso as levou a rejeitar a verdade, e o Senhor trouxe o dilúvio. Todos os seres viventes pereceram totalmente embaixo das águas (Gn. 7: 21-22-23). Essa ignorância sobre a existência de um Deus Criador permaneceu por muitos séculos. Não era uma ignorância do mundo espiritual, mas do Deus que criou todas as coisas. Os reinos da terra eram submissos aos espíritos satânicos (Lc. 4: 6).

       Com o propósito de retornar os seres humanos à sua origem, o Senhor estabeleceu um plano que vem sendo cumprido ao longo dos tempos. Através desse plano - que começou com a chamada de Abraão - a vontade de Deus é revelada por etapas, a fim de que retornemos a Ele pelo conhecimento da verdade (Jo. 8: 31-32). Por isso, a busca do conhecimento do Senhor tem de ser contínua até que a alcancemos com perfeição (Os. 6: 1 e 3 + Mt. 5: 48).    
  
       Portanto, o plano de salvação já passou pelo tempo dos patriarcas, e pelo tempo da Lei. Nessas duas fazes, que levaram dezenas de séculos, o Senhor nos fez entender que somos Seus herdeiros, e, portanto, diferente dos animais que foram criados para nossa manutenção (Gn. 1: 30). Mas a vinda de Jesus trouxe uma nova faze, com o objetivo de elevar nosso conhecimento do campo físico para o espiritual, ou seja, a dimensão na qual Deus habita. Veja o texto:

      “Pois assim diz o Alto, e o Excelso, que habita a eternidade, ...: Habito no alto e santo lugar, também com aquele que é contrito e humilde de espírito, para vivificar o espírito dos humildes, e vivificar o coração dos contritos.” (Is. 57: 15).

       Essa é a razão de Jesus haver declarado que estamos no tempo de adorar ao Senhor em espírito e em verdade. Quando buscamos em espírito, indicamos para Deus que cremos na promessa de salvação, mesmo ela estando oculta aos nossos naturais. Aquele que faz isso está vivendo pela fé, e buscando a justiça divina, como mandou o Senhor. Assim é o caminho para quem almeja ser salvo. Por isso, aquele que, tem diante si os mandamentos de Jesus, e continua professando os ensinos de Moisés, está retroagindo, e se arriscando a não ser salvo (Hb. 10: 38). Veja que disse Deus a respeito de Jesus. Eis o texto:

      “Suscitar-lhes-ei um profeta do meio de seus irmãos, semelhante a ti, em cuja boca porei as minhas palavras, e ele lhes falará tudo o que eu lhe ordenar.De todo aquele que não ouvir as minhas palavras, que ele falar em meu nome, disso lhe pedirei contas.” (Dt. 18: 18-19). 

       Amigo, os mandamentos de Moisés devem ser tidos como um acréscimo aos nossos conhecimentos. Mas nunca devemos tomar eles como base principal, pois isso equivale a um atraso espiritual de mais de dois mil anos. Portanto, tome cuidado com as diretrizes daqueles que ministram para você.

      
       Que o Senhor nos conceda a força e o poder para vencer todas as coisas.
 
                                                             Natanael de Souza