Mensagem

As Dez Virgens

MSG 488 13/04/2016

    "Então, o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram a encontrar-se com o noivo.  Cinco ... eram néscias, e cinco, prudentes. As néscias, ao tomarem as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo; ... as prudentes, além das lâmpadas, levaram azeite nas vasilhas. E, tardando o noivo, foram todas tomadas de sono e adormeceram. Mas, à meia-noite, ouviu-se um grito: Eis o noivo! Saí ao seu encontro! ” (Mt. 25: 1 a 6). 

      Usando linguagem simples para levar uma situação real a se tornar mais acessível ao entendimento das pessoas, Jesus ensinava através de parábolas. Por isso, a partir do momento que reconhecemos seus méritos como o Filho de Deus, devemos considerar que os detalhes contidos nas entrelinhas dessas parábolas são de grande importância para exprimir o sentido real do que ele disse. O texto acima foi usado para explicar algo que vai acontecer ainda em tempo futuro.  Ele comparou os grupos de cristãos à dez virgens, mostrando que metade delas vai agir de modo correto, mas metade vai agir imprudentemente na espera de sua volta

      Os versículos acima transcritos fazem uma alusão direta ao retorno de Jesus. Ao comparar as igrejas a dez virgens que esperam pelo noivo, ele prediz que nem todas agirão prudentemente. Considerando a unção do Espírito Santo como o azeite que mantém acesa a chama da fé nas igrejas, Jesus declara que a metade delas não se proverão suficientemente do necessário. Por isso, vão ficar em falta, devido à demora de sua volta, e perder o direito de entrar para as bodas (Mt. 25: 10-11-12). Mas as prudentes alcançarão êxito na espera demorada, porque suas chamas não apagarão, ainda que o noivo se atrase.

      A chave mais importante da advertência do Senhor aqui, foi mostrar a necessidade de um comportamento prudente por parte das igrejas cristãs. Ele deixa clara a idéa de que elas devem estar plenas da unção do Espírito Santo, já que esse é o combustível necessário para manter acessa a chama da fé em nossos corações. Com toda certeza, esse comportamento prudente é representado pelo constante esforço que a igreja deve fazer, no sentido de ensinar fielmente o conhecimento das Escrituras e do poder de Deus aos seus seguidores, pois essa é a visão que oferece um terreno fértil para a abundante atuação do Espírito de Deus. Tem maior porção de Sua presença quem O busca com inteireza de coração (Jr. 29: 13).

       No tempo atual vivemos dias de grandes adulterações da Palavra do Senhor, e evidentemente isso gera muitas virgens néscias, ou seja, igrejas com pouca ou quase nenhuma unção do Espirito. Sendo Ele o que nos conduz em toda a verdade, podemos dizer sem medo de errar, que aqueles que não O buscam de forma intensa não terão condições de perseverar na espera da volta do Senhor.  Veja o que disse o apóstolo Paulo:

     “Segundo a graça ... que me foi dada, lancei o fundamento ... e outro edifica sobre ele. Porém veja cada um como edifica ... pois ninguém pode pôr outro fundamento senão o que foi posto, que é Jesus Cristo. Contudo se alguém edifica sobre o fundamento um edifício de ouro, de prata, de pedras preciosas, de madeira, de feno, de palha, manifesta se tornará a obra de cada um; pois o dia a demonstrará, porque ele é revelado em fogo; e qual seja a obra de cada um, o próprio fogo o provará. ” (I Co. 3: 10 a 13).

       Comparando as igrejas como um edifício, Paulo predisse que num mesmo fundamento – que é Cristo - muitos viriam a construir edifícios fortes e resistentes ao fogo, mas outros – baseando-se no mesmo fundamento - construiriam edifícios sem nenhuma resistência, capaz de se queimar no dia da prova. Portanto, é muito importante que cada cristão se torne conhecedor da Palavra de Deus, a fim de que possa avaliar se o grupo a que pertence se enquadra nas virgens prudentes ou néscias.   

     
       Amigo, está escrito que bendito é o homem que confia no Senhor (Jr. 17: 8). Independente da igreja a que você pertence, ore a Deus e busque intensamente a unção do Espírito Santo. Ainda que tudo pareça difícil, persevere em aprender de Deus, pois essa é a vontade Dele. Veja o texto:

      “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR; como a alva, a sua vinda é certa; e ele descerá sobre nós como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra. ” (Os. 6: 3).


       Que o Senhor possa falar melhor ao seu coração.