Mensagem

DEUS NOS CAPACITA

MSG 800 = 25/08/2020

          No deserto, quando Moisés reclamou pelas dificuldades em atender sozinho ao grande número de pessoas, Deus o ordenou que ele reunisse setenta homens dentre anciãos, para ajudar a atender as solicitações do povo. No outro dia, o Senhor desceu na porta da tenda da congregação, e capacitou aqueles homens, tirando do Espírito que havia em Moisés e colocando sobre eles. Todos, ao receber do Espírito, profetizaram, até mesmo dois que, apesar de escolhidos, não estavam ali naquela hora (Nu. 11: 16-17-18-25-26). Essa, provavelmente, foi a primeira revelação de que não é o homem, mas Deus, quem nos capacita (2 Co. 3: 5-6). Jesus mostrou isso, pouco antes de sua ascenção, quando ordenou aos discípulos que aguardassem em Jerusalém o revestimento de poder (Lc. 24: 49-50-51 e At. 1: 8). A confirmação veio logo depois, no dia de Pentecostes. Veja o texto:

     “Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos ... de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, ... (At. 2: 1 a 4).    

       Esse texto relata um fato semelhante ao que aconteceu com os anciãos escolhidos no tempo de Moisés. Em ambos, aqueles que receberam do Espírito, sinalizaram profetizando pelo menos uma vez, como foi o caso dos anciãos do tempo antigo (Nu. 11: 25). Para eles, Deus tirou do Espírito que estava em Moisés. Mas a partir do evento do dia de Pentecostes, evoluímos espiritualmente e passamos a servir a Deus nos termos da nova aliança firmada no sangue de Jesus. Por isso, temos hoje o privilégio de receber do Senhor o Espírito de Jesus Cristo (Rm. 8: 9). Muitos não creem nos sinais que Deus mostra quando nos capacita para O servir. Outros até criticam a maneira pela qual esses acontecem, como é o caso daqueles que questionam o fato de falar em outras línguas evidenciando do batismo com o Espírito Santo. Mas a Bíblia mostra que o seguidor de Cristo só está completo com os dois batismos (Ver At. 19: 1 a 6). Portanto, os que ainda não receberam a grande graça de ter a confirmação da santa aliança através do batismo com o santo Espírito, devem se empenhar nesse sentido, pois é através dele que o Senhor nos capacita a vencer as lutas. Ele mostra a verdade, para que não venhamos a ser enganados. Veja o que Jesus disse:

      “quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.” (Jo. 16: 13-14).      

       Essa necessidade aumenta a cada dia que passa, já que os enganadores se multiplicam, e como ladrões, roubam as ovelhas de Jesus (Jo. 10: 1). Precisamos entender que, no mundo espiritual vence aquele que tiver maior unção. Foi por isso que Jesus nos advertiu para colocar nosso coração nos tesouros do céu (Mt. 6: 19-20-21).

       Portanto, é de grande necessidade buscar a capacidade espiritual que Deus tem para dar àquele que crer em Jesus como diz a Escritura (Jo. 7: 38-39). Não devemos nos enganar com templos luxuosos ou líderes famosos, pois normalmente eles não estão interessados em nos ensinar a verdade.
 
       Que o Senhor nos conceda a força e poder para vencer todas as coisas.
 
                                                                           Natanael de Souza