Mensagem

DEUS É O NOSSO ALVO

MSG 649 = 18-06-2019

Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai, que está nos céus.” (Mt. 5: 48).  
   
       As Palavras desse versículo foram ditas por Jesus, após recomendar uma série de profundas mudanças em nossa maneira de pensar a agir, a respeito de nosso relacionamento com aqueles se tornam inimigos. Examinando os sentidos dos textos anteriores a esse, julgamos ser quase impossível fazer o que Jesus mandou (Mt. 5: 43-44-45). Mas isso nos leva a descobrir que ainda estamos muito longe das atitudes apontadas como ideal para aqueles que buscam se aproximar de Deus. Por outro lado, concluímos que anulamos a ação do espírito satânico, como a raiz de todas as inimizades, se O obedecermos. A conclusão disso deixa claro que nosso alvo verdadeiro é Deus, e quando colocarmos qualquer outra coisa entre nós e Ele, contribuímos para atrasar nossa caminhada em direção à vida eterna. Precisamos admitir que, se Jesus manda buscar a perfeição, tendo Deus como modelo, é porque temos potencial para chegar lá, ou seja, podemos alcançar o retorno à situação de semelhança com Deus, na qual fomos criados inicialmente (Gn. 1: 26-27 e Jo. 10: 34-35).

       Com certeza, amar aquele que nos fez o mal impiedosamente, é um desafio muito forte, para nossos padrões de comportamento. Mas, mesmo assim, devemos partir para obedecer ao conselho do Senhor, acreditando que, ao fazer nossa parte, o Espírito de Deus nos fortalece para vencer, e galgar mais um degrau na escada da salvação (Gn. 28: 12). Isso faz parte da prova de fogo a que o cristão é submetido depois de receber os dois batismos principais, que confirmam a inclusão na Nova Aliança firmada no sangue de Jesus. Faz parte também da cruz que, como discípulos do Senhor, devemos levar se quisermos seguir a ele. Veja o que disse Jesus:

      “Então, convocando a multidão e juntamente os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me.” (Mc. 8: 34).  

       Biblicamente, levar a cruz não é apenas carregar dois pedaços de madeira. Muito mais que isso, ela representa uma missão a cumprir.  Ao tomar a sua e levar ao alto do monte, Jesus estava concluindo o desafio estabelecido por Deus, quando determinou que só um filho de mulher que vencesse a serpente, poderia resgatar o mundo dos domínios de satanás (Gn. 3: 15). Ele alcançou o alvo, e retornou à glória, deixando para nós o ensino do caminho que devemos passar para também nos tornarmos vencedores. As Escrituras mostram que não adianta tentar negociar com Deus, oferecendo coisas materiais, pensando que Ele vai aceitar (Jr. 7: 8-9-10-22-23). O que vale diante do Senhor é a obediência à Sua Palavra.

       Portanto, se Jesus nos manda buscar a perfeição, devemos dar o primeiro passo nesse sentido, mesmo que ela seja um alvo difícil. A Bíblia mostra que ao partirmos para a obediência, o que parecia impossível se torna possível (Lc. 17: 12-13-14). O mesmo acontece quando partirmos para amar aos nossos inimigos e orar para o que nos persegue. Por isso, quando Deus é nosso alvo, o sucesso está em obedecer sem questionar. Isso tem sido mostrado desde o tempo de Abraão.
 

       Que o Senhor nos conceda força e poder para vencer todas as coisas.
 
                                                         Natanael de Souza