Mensagem

CRER PARA SER SALVO

MSG 640 = 16/4/2019

     Normalmente distorcemos muitas expressões contidas nas Escrituras, e enganamos a respeito delas, porque habituamos a considerar seu significado de forma simples, não levando em consideração o sentido mais profundo que elas trazem. Isso, certamente, tem levado muita gente a tomar o caminho errado, e sofrer danos irreversíveis, pelo fato de só descobrir o engano quando já não pode mais voltar atrás (Lc. 16: 24-25-26).  Esse é o caminho pelo qual andam aqueles que usam do evangelho para fins de lucro pessoal. A parte mais perigosa desse tipo de engano está na atitude de achar que estamos salvos, sem obedecer a Palavra do Senhor (Mt. 7: 22-23). Em verdade, o Senhor declarou que quem crer e for batizado será salvo (Mc. 16: 16). Mas isso não acontece quando o fazemos simplesmente por saber de sua história. Crer em Jesus para salvação, é obedecer a seus ensinamentos. Veja o que ele disse a respeito da unção do Espírito Santo em nós. Eis o texto:

       “... Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.” (Jo. 7: 37-38).  

       Isso mostra que é necessário saber o sentido de tudo o que consta das Escrituras, para ser considerado um crente em Jesus, com vistas à salvação. Não basta apenas acreditar e viver conforme achamos certo. É algo muito superior a isso.  Exige que obedeçamos ao Senhor em tudo o que ele mandou, ou seja, deixar o que nós achamos e fazer o que ele acha (Mc. 8: 34). Na verdade, vale a pena fazer isso, porque a pessoa que se salva descansa no Senhor, após findar o pequeno período que nos é dado viver nessa terra (Sl. 139: 16 e Hb. 4: 3 e Mt. 25: 34). Portanto, quando nos esforçamos para praticar o que Jesus mandou, preparamos o descanso de nosso espírito para o tempo futuro.

       A dificuldade está em abandonar nosso instinto pecaminoso para obedecer ao Senhor da Salvação. Na maioria das vezes não conseguimos viver como mandam as Escrituras. Por isso, precisamos ser guiados pelo Espírito Santo, pois a luta é contra influências poderosas de potestades satânicas nos ares da terra (Ef. 6: 12). A simples opinião que formulamos a respeito de alguém, pode atrair luz ou trevas (Mt. 6: 22-23). É por essa razão que, para vencer, precisamos de ser guiados pelo Espírito de Deus. As lideranças do evangelho sabem disso, mas muitas delas se limitam a cobrar de seus seguidores, sem ensinar os detalhes do caminho pelo qual devem passar para obter bons resultados. Isso acontece porque um bom conteúdo de ensinamento bíblico exige trabalho, e dedicação para dar de graça o que de graça recebemos (Mt. 10: 8). Dessa forma,  aquele não quer ser enganado, deve considerar a Bíblia como o livro da lei, e  fazer o que Deus mandou desde o tempo de Josué. Veja o texto:

      “Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.” (Js. 1: 8).

       Ao fazer isso, Deus nos dá o entendimento de tudo o que os homens deixaram de ensinar (I Jo. 2: 27). É pondo em prática essa atitude que conseguimos perceber se nossa árvore espiritual está dando bons ou maus frutos (Mt. 7: 17-18). Portanto, crer para ser salvo exige coragem e decisão, para temer a Deus e não ao homem.
 
 
      Que Deus nos conceda força e poder para vencer todas as coisas.  

                                                              Natanael de Souza