Mensagem

Coração Inteiro

MSG 019 = 10/05/2007

        “Era Amazias da idade de vinte e cinco anos quando começou a reinar e reinou vinte e nove anos em Jerusalém; …. Fez ele o que era reto perante o SENHOR; não, porém, com inteireza de coração.” (II Cr. 25:1-2)


          Amazias foi rei de Judá por volta do ano 796 antes de Cristo. Começando ainda jovem, reinou por vinte e nove anos, procurando fazer o que era reto aos olhos do Senhor, porém, sem aplicar inteiramente o coração naquilo que já era revelado como a vontade Deus, através da lei de Moisés. 
          O fato de deixar de observar algumas exigências da Palavra de Deus, o fez cometer erros, com graves conseqüências. Deus ensina em sua Palavra que Ele dá a cada um de nós, segundo o fruto de nossas ações. Veja o texto:

         “Eu, o Senhor, esquadrinho a mente, eu provo o coração; e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.”(Jr. 17:10).


          Assim, tendo conhecimento da vontade de Deus, e não procurando cumprir integralmente, Amazias, como rei de Judá, perdeu a visão da fé e cometeu vários erros, inclusive o de pagar soldados de Israel para ajuda-lo na batalha contra os filhos de Seir (Veja II Cr. 25: 6 a 13).

          Esse tipo de fraqueza, Deus chama de imprudência. É a atitude que tomamos fora da vontade de Deus, e que mais cedo ou mais tarde vai ocasionar problemas. Amazias permaneceu no reino por vinte e nove anos, cometendo a imprudência em relação aos mandamentos do Senhor. Ele não quis abrir mão de muitas coisas que a lei de Deus condenava (Veja II Re. 14:4).


          A situação de Amazias retrata o perfil de muitos de nós, cristãos de hoje. Conhecemos os mandamentos de Jesus, sabemos o que ele deixou escrito, mas rejeitamos cumprir muitas partes. Às vezes, não queremos abrir mão de nossa opinião para dar lugar à Palavra de Deus, e até parece que estamos reinando. Isso nos leva a pensar que o Senhor está aprovando nossas atitudes. Mas certamente um dia vamos ser cobrados por aquela parte que deixamos de cumprir (Veja Tg. 4:17).


          Nos tempos atuais, estamos próximos dos últimos dias. A volta de Jesus está mais perto do que nunca, e todos nós que fomos chamados ao caminho de Cristo, devemos nos empenhar em ser íntegros diante do Senhor, para chegarmos um dia no trono da glória. 

          Em muitos textos dos evangelhos a Palavra de Deus é clara: O REINO DE DEUS É UMA CONQUISTA (Veja Mt. 11:12). Essa conquista envolve abrir mão de muitas coisas que consideramos importantes, para satisfazermos a vontade de Deus. Veja a Palavra de Jesus:


buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”(Mt. 6:33).

          É necessário levarmos em conta que a busca da justiça e do reino de Deus devem ser colocados em primeiro lugar em nossa vida. Num mundo materialmente confortável, como o de hoje, torna-se muito difícil abandonar tudo que ele oferece para se entregar ao cumprimento dessa Palavra. Mas é preciso lembrar que a vida aqui é apenas uma pequena parte de nossa existência, e que a vida eterna é algo infinitamente maior.
 
          Portanto, cada pessoa que hoje tem a oportunidade de conquistar a vida eterna e não o faz, certamente terá amargos arrependimentos no futuro. A Palavra de Jesus jamais deixará de ser cumprida. Veja o texto: ”Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão.”(Mt. 24:35).


                                                                              Que o Senhor te abençoe mais e mais.