Mensagem

Coração Inteiro (2)

MSG 353 DE 9/7/2013

Buscar-me-eis e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração. ” (Jr. 29: 13).

        No entendimento cristão a Bíblia contém a Palavra de Deus, e mostra o caminho para se viver de acordo com a vontade do Senhor. Mas para que esse alvo seja alcançado de forma correta é necessário considerar o profundo sentido de seu conteúdo, observando nas entrelinhas dos textos o verdadeiro significado daquilo que foi inspirado divinamente (2 Tm. 3: 16). A Bíblia é um livro especial e o ensino eficiente do que nela está escrito exige mais que uma simples leitura. É necessário atentar para o fato de que muitas vezes encontramos detalhes importantes da vontade de Deus, expressos prefiguradamente na riqueza dos textos. Por isso, o sentido de cada Palavra deve ser alvo de nossa atenção, mesmo porque uma só delas pode mudar a nossa história (Mt. 8: 7-8).  

        O versículo transcrito acima relata a recomendação de Deus sobre a maneira pela qual devemos buscá-Lo, mostrando que Ele não aceita ser tratado da mesma forma que lidamos com as coisas comuns, e que só O achamos verdadeiramente se nos empenharmos de maneira especial. Portanto, qualquer pessoa pode ler a Bíblia; mas a revelação da vontade do Senhor só é dada àqueles que empregam esforço nesse sentido (Lc. 16: 16). A Bíblia não só foi inspirada divinamente, como também só é revelada através de uma ação divina (I Jo. 2: 27). No passado Deus determinou que as pessoas haveriam de ouvir, ver com os olhos e não entender Seus desígnios (Is. 6: 9 a 12). Isso foi confirmado por Jesus quando disse que ninguém pode vir a ele se o Pai não trouxer (Jo. 6: 44).  Existe então a necessidade de uma ação divina para que alguém possa se converter de seus pecados e ser salvo.

        Alguns fatos registrados na Bíblia mostram porque devemos buscar em profundidade o verdadeiro significado da vontade do Senhor contido nas entrelinhas das Escrituras. Um deles está no texto que relata a forma pela qual satanás tentou enganar Jesus após o batismo no Jordão. Vendo que o Senhor respondia suas propostas com os textos das Escrituras, o diabo quis convencê-lo usando a Palavra de Deus num sentido distorcido, e tentando dar a impressão de que seus argumentos eram verdadeiros. Veja o que ele disse para Jesus. Eis o texto:

       “Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito, e tomar-te-ão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra.” (Mt. 4: 6 e Sl. 91: 11).

        Com toda certeza, essa artimanha tem sido praticada em nosso tempo por pessoas mal intencionadas, ou pouco dedicadas, levando milhões de cristãos ao engano.   Isso mostra que o cristão, mesmo depois de ter sido chamado por Deus, precisa de se empenhar no correto conhecimento da Palavra do Senhor (Os. 6: 6).    Assim, cada seguidor de Cristo deve levar em conta que a revelação da Palavra, a ser gravada em nosso coração, jamais pode vir da sabedoria humana, pois isso é uma tarefa do Espírito Santo. Está escrito que é Ele quem nos guia em toda a verdade (Jo. 16: 13). Veja a afirmação do apóstolo Paulo aos Gálatas. Eis o texto:

       “Faço-vos, porém, saber, irmãos, que o evangelho por mim anunciado não é segundo o homem, porque eu não o recebi, nem o aprendi de homem algum, mas mediante revelação de Jesus Cristo” (Gl. 1: 11-12).

 Paulo era fariseu e tinha a sabedoria humana necessária ao título que ostentava. Mas essa sabedoria não foi usada para a revelação do evangelho em seu coração. Em nossos dias é comum ver as coisas acontecendo no sentido inverso. A revelação da Palavra através do Espírito Santo tem sido trocada pela formação escolar meramente humana. Isso está na contramão da vontade de Deus e pode ser a razão da existência de muitos cristãos fracos, que correm o risco de cair em armadilhas enganosas.

        Amigo, nossa capacidade humana é insuficiente para guardar e por em prática várias tipos de comportamento que Jesus nos ordenou. Mas não devemos esquecer de que a verdadeira capacidade do cristão vem de Deus (2 Co. 3: 4-5-6).  Portanto, busque a Deus com inteireza de coração, através da unção do Espírito Santo (Jo. 16: 13).

        Que o Senhor te abençoe e te guarde.