Mensagem

Coração Fiel

MSG 193 = 23-6-2010

“Lembra-te, SENHOR, peço-te, de que andei diante de ti com fidelidade, com inteireza de coração e fiz o que era reto aos teus olhos; ...” (Is. 38: 3). 
        
       Convivemos com uma sociedade que a cada dia se torna mais injusta. Por isso, é comum sermos influenciados a esquecer detalhes importantes que devemos considerar em nosso relacionamento com Deus, especialmente depois que passamos pelo batismo nas águas, e prometemos ao Senhor que vamos viver como nova criatura.  O mundo tende a nos atrair para os deleites da natureza carnal, e por essa razão é necessário sermos vigia de nossos próprios sentimentos, comparando-os com o que consta das Escrituras, e nos esforçando para conduzir a vida nos retos caminhos de Jesus.  Não é muito fácil fazer isso. Mas é a linha de comportamento a ser adotada pelos os cristãos fiéis. Através do texto bíblico Deus declara que nos considera pelo conteúdo de nosso coração (I Sm. 16: 7). Portanto, se agradar a Deus é a chave para sermos abençoados (Sl. 37: 4), torna-se necessário que o Senhor veja em nós um coração fiel.

       O versículo acima transcrito registra uma parte importante da maneira pela qual o rei Ezequias orou a Deus, quando recebeu a notícia de que seus dias de vida estavam findando (Is. 38: 1). Ele relata a grande amargura de Ezequias em saber que sua morte estava para acontecer brevemente, e mostra o rei se justificando em oração e súplicas diante de Deus. O argumento chave usado pelo rei naquele momento triste, foi lembrar a Deus que havia andado diante Dele com inteireza de coração. A seqüência do texto descreve que o efeito foi imediato. Antes do profeta portador da notícia sair do palácio, Deus o mandou voltar e anunciar a Ezequias que o havia concedido mais quinze anos de vida (Is. 38: 4-5). Ezequias “acertou na mosca”. A fidelidade com a qual viveu diante de Deus, rendeu mais quinze anos, além do tempo que Deus havia determinado para ele na terra (Ver Sl. 139: 16). É evidente que se Ezequias não tivesse vivido com inteira fidelidade aos mandamentos da lei de Deus, sua oração não teria sido respondida.

       É extremamente importante viver na obediência e prática de tudo o que a Palavra de Deus manda.  Obedecer a Deus de todo o coração nos habilita a obter Dele tudo o que precisamos inclusive aquilo que parece impossível.  Em muitas ocasiões vamos sentir tentados a não dar ouvidos a alguns detalhes da vontade de Deus. Mas vale a pena negar à nossa própria vontade para cumprir a Dele de uma maneira especial, mesmo porque essa é a forma pela qual O podemos achar. Veja o texto:

      “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. ” (Jr. 29: 13). 

       Olhando para esse texto, podemos entender a razão de muitas pessoas não conseguir vencer na vida, mesmo Deus as tendo chamado para ser vencedoras (Dt. 28: 2 e 13). Com toda certeza, elas se deixam influenciar pelas coisas que abominam a presença de Deus, e que o mundo oferece fartamente,  não vivendo diante Dele com inteireza de coração. Esse foi o caso de Amazias, rei de Judá. Veja:

      “Era Amazias da idade de vinte e cinco anos quando começou a reinar e reinou vinte e nove anos em Jerusalém;... Fez ele o que era reto perante o SENHOR; não, porém, com inteireza de coração.” (2 Cr. 25: 1-2). 

       É mais fácil servir a Deus de maneira incompleta, podendo até parecer para a sociedade que se é fiel. Mas todo aquele que assim procede não pode contar com o livramento do Todo-Poderoso no dia da sua angústia. Isso aconteceu com o rei Amazias. Morreu sem honras e perseguido por seus inimigos (2 Cr. 25: 27).

       Portanto, é importante sempre avaliarmos nossa verdadeira posição diante de Deus. Se tomarmos essa atitude com o propósito de empregar esforços para ter um coração fiel com Ele, certamente o Espírito Santo vai mostrar a falha, e nos dar a força para que possamos nos corrigir. Veja a advertência de Jesus: “Sê fiel até a morte, e eu te darei a coroa da vida. ” (AP. 2: 10).  

       Que o Senhor te abençoe e te guarde, e faça resplandecer o Seu rosto sobre ti.