Mensagem

CORAÇÃO BONDOSO

MSG 657 - 13.09.2019

        O povo de Israel já vivia sob a lei de Moisés a quase mil e quinhentos anos, quando Jesus começou a pregar o evangelho. Mas esse tempo ainda era pouco para que as pessoas conhecessem a legítima vontade de Deus. Talvez por isso, Jesus começou a ensinar, mostrando certas qualidades que agradam a Deus quando são encontradas em nós.  Ele mostrou que os portadores natos dessas qualidades podem se considerar felizes, porque mais cedo ou mais tarde serão beneficiados perante Deus. É o trecho bíblico a que ficou denominado de bem-aventuranças. Entre outras, o Senhor destaca a pessoa que, espiritualmente, tem um coração limpo (Mt. 5: 8). Portanto, a pessoa que não tem maldades consegue subir os degraus da santificação com mais facilidade; e tem maior possibilidade de ver a Deus (Hb. 12: 14). Por isso, se os mandamentos de Jesus contrariam nossos desejos, devemos esforçar para abandoná-los, e fazer aquilo que o Senhor mandou, pois há um prêmio prometido para aqueles que assim procedem (Fp. 3: 13-14). A pessoa chamada para o caminho da salvação tem um alvo ambicioso. É o tabernáculo de Deus, que um dia descerá do céu e estará entre nós. Ele ainda está a mais de mil anos a nossa frente, mas vale a pena lutar para alcançá-lo, pois em vida espiritual vamos chegar lá. Veja o que foi mostrado ao apóstolo João. Eis o texto:

      “... Eis o tabernáculo de Deus com os homens. Deus habitará com eles. Eles serão povos de Deus, e Deus mesmo estará com eles. E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.” (Ap. 21: 3-4).  

       Esse texto se refere à Nova Jerusalém, que Deus tem preparada para descer à terra, onde poderemos ver o Senhor, literalmente (Ap. 22: 3-4). Assim, quando Jesus pregou as bem-aventuranças, ele revelou que o coração bondoso é uma capacidade potencial para alcançar a vida nesse tempo.

       Líderes evangélicos destacados, estão desestimulando milhares de seguidores a buscar um melhor sentimento em seu coração. Biblicamente o coração se refere ao nosso espírito, e os mandamentos de Jesus visam santificá-lo na verdade (Jo. 17: 17).  Para isso, temos que negar a nós mesmos e seguir a Jesus (Mc. 8: 34). Portanto, numa autêntica contradição aos mandamentos do evangelho, apagamos o espírito, quando deixamos de lado os sentimentos do coração e usamos a razão (I Ts. 5: 19). Esse tipo de orientação é um dos motivos que leva milhares de cristãos a não ter as promessas de Deus cumpridas em suas vidas.

       Quando buscamos o verdadeiro ensino da santa Palavra, nosso coração pode ser aperfeiçoado, porque é Deus quem faz a obra nele (Ex. 7: 3). Na verdade, o coração do homem se tornou extremamente corrupto desde o dia em que Deus trocou as vestes de Adão e Eva, substituindo as folhas de figueiras pela pele da serpente (Gn. 3: 21). Isso representou a capa do pecado que até hoje carregamos. Mas a função de um líder cristão é exatamente retirar essa capa através do ensino bíblico que ele prometeu a Jesus ministrar no dia em que aceitou a divina tarefa de pregar o evangelho (Mt. 28: 20 e Mc. 10: 50).

       Portanto, aquele que deseja ver Deus agora pela fé, e um dia estar literalmente diante Dele, deve obedecer aos mandamentos de Jesus, ainda que não os esteja entendendo.

 
       Que o Senhor possa falar melhor ao seu coração.
 
                                                                                            Natanael de Souza