Mensagem

A Conquista pela Fé

MSG 077 de 18/6/2008

            Ora, Jericó estava rigorosamente fechada por causa dos filhos de Israel; ninguém saía, nem entrava. Então, disse o SENHOR a Josué: Olha, entreguei na tua mão Jericó, o seu rei e os seus valentes ”. (Js. 6:1-2).

         Jericó era, provavelmente, a cidade mais antiga do mundo, e por isso muito bem estruturada contra os invasores. Mas seus homens estavam assombrados com as vitórias que o povo judeu obtivera sobre todos os reinos pelos quais havia passado. Na verdade, o ingrediente principal que fazia os judeus ganhar fama era as promessas de Deus que se cumpriam sobre eles.

         Deus havia prometido que todos os povos da terra haveriam de ver que eles eram chamados pelo nome do SENHOR e teriam medo (Dt. 28: 10). Isso deveria acontecer se eles obedecessem aos mandamentos. Assim, sob a rígida liderança de Moisés, os judeus obedeciam, e subjugavam todos os inimigos. As bênçãos os alcançavam, e de vitória em vitória eles avançavam em direção à terra prometida. Naquela época, o alvo era uma pátria onde eles pudessem viver dignamente.

         Se trouxermos os objetivos de Deus para os nossos dias, podemos entender que, na caminhada da humanidade, o alvo de nossa conquista evoluiu para uma pátria espiritual, tendo como marco inicial dessa evolução, a vitória de Jesus no calvário. No passado, aqueles que lutaram com fé, atingiram o alvo da época (Veja Nu. 14: 38). Nos dias atuais, estamos muito mais próximos de chegar diante de Deus, nosso destino final, pois estamos caminhando numa fase muito mais adiantada, e o caráter de Deus permanece inalterável. Porém, só vencerá quem crer e colocar sua vida em aliança com Jesus (Veja Mc. 16: 16-17-18).

         A necessidade de superar obstáculos para conquistar a vida continua existindo, com a diferença de que, naquele tempo, as lutas eram na esfera física, e hoje são na espiritual.

         Nesse caminho onde temos de viver pela fé (Rm. 1: 17), encontramos obstáculos semelhantes a Jericó, com fortes muralhas habitadas por gigantes espirituais (Ef. 6: 12). Mas se tivermos na fé, como teve os vencedores do passado, elas também cairão, pois o caráter do nosso Deus não mudou (Veja Ml. 3: 6).

         Observe a maneira pela qual Deus tratava com Josué. Ele disse que havia entregado a cidade, seu rei e todos os valentes em suas mãos. Mas aos olhos humanos a cidade estava em pé, com todo o seu povo. Ao obedecer a Deus em todos os detalhes, as muralhas vieram abaixo, e eles venceram. Isso mostra que no mundo espiritual havia uma decisão, pré-determinando a vitória. Com nós hoje não é diferente. Nossa vitória sobre os gigantes do mundo espiritual que tentam nos impedir de chegar à salvação, já está determinada. (Veja II Pe. 1: 2-3-4).

         Portanto, amigos meus, não se calem diante do obstáculo que estiver em sua frente. Deus o fará cair como fez com as muralhas de Jericó. O mandamento é claro: “ Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós .” (Tg. 4: 7).

         Jesus pagou o preço para termos o direito de vencer todos os males que o inimigo arquitetar contra nós. A vitória está à nossa disposição. Para que ela aconteça, basta apenas que venhamos a crer e viver na obediência de seus mandamentos (Veja Jo. 11: 40).

 

Que o Senhor te abençoe e te guarde.