Mensagem

Conhecendo o Mal

MSG 499 DE 3/6/2914

    ”Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal. Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu. ” (Gn. 3: 5-6).

      Somos a única espécie de seres viventes criados à imagem e semelhança de Deus, e por isso concebida em espírito com o livre direito de opção. Essa é razão pela qual o Senhor tem profundo respeito por nossas decisões.  É daí que surge a possibilidade de encerrar nossa existência por aqui mesmo ou continuar vivendo eternamente como vive nosso Criador. Dentro desse princípio as Escrituras Sagradas mostram que a humanidade geme em baixode dores e sofrimentos com roubos, mortes e destruições porque os seres humanos escolhem a desobediência.

       Os versículos acima relatam sobre a decisão, através da qual os primeiros seres humanos acataram a sugestão da serpente, provocando a ativação do mal no mundo. O exame das Escrituras mostra que, em princípio, Deus colocou o homem em posição de honra, dando-lhe riqueza e glória, porém advertindo dos riscos que ele corria se desobedecesse (Gn. 2: 15-16-17). Portanto, ao dar crédito à mentira da serpente o homem e a mulher tinham consciência de que estavam implantando o mal sobre a terra. Fazemos questão de enfatizar que naquela fase inicial o diabo ainda não existia. Ele é o espírito da serpente (Ap. 12: 9); jamais foi anjo de Deus, e só passou a existir depois que a serpente foi sacrificada para que sua pele cobrisse a nudez de Adão e Eva (Gn. 3: 21).

       A fase mais aguda do mal que eles provocaram sobre a face da terra já passou. Ela começou quando Adão foi cortado da comunhão com Deus (Gn. 3: 23), e terminou quando Jesus concluiu a obra de nossa redenção na cruz do calvário (Jo. 19: 30). Naquela fase oreino espiritual da terra estava entregue a satanás, que como espírito de um animal enganador, fazia o que bem queria (Lc. 4: 6). Mas em nossos dias o domínio da terra está nas mãos Jesus. Veja o que ele disse ao apóstolo João:

       “… Não temas; eu sou o Primeiro e o Último e o que vive; fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém! E tenho as chaves da morte e do inferno.” (Ap. 1: 17-18).

       Muitos questionam a razão de ainda haver tanto mal no mundo. Mas a verdade é que Deus tem um tempo para todo o propósito e para toda a obra na terra (Ecl. 3: 17). Por isso, a mais de dois mil anos os caminhos do bem estão postos diante de cada ser humano, e aquele que crê e se esforça pode entrar por ele e retornar a Deus (Mc. 16: 16-17). Mas infelizmente muitos preferem continuar conhecendo o mal, e ao invés de se revestir dos atos de justiça que Deus põe à nossa disposição, preferem se vestir de peles da serpente como fez Adão e Eva a milhares de anos. Esses não sabem ou não acreditam que os planos de Deus não podem ser frustrados (Jó 42: 2), e por isso a fase de conhecimento do mal terá um fim. Veja a revelação de Deus através de Isaias. Eis o texto:

      Não se fará mal nem dano algum em todo o monte da minha santidade, porque a terra se encherá do conhecimento do SENHOR, como as águas cobrem o mar.” (Is. 11: 9).   

       Olhando para os acontecimentos atuais, é fácil perceber que as ações do espírito da serpente se intensificam a cada dia, através da fome, da peste e da guerra. Mas nadaescapa do controle de Deus, que como um Pai perfeito quer o melhor para Seus filhos (Mt. 7: 11).

       Amigo, aquele que não segue os passos de Jesus continua sofrendo porque quer continuar conhecendo o mal. Portanto, não dê ouvidos a eles. Busque conhecer a verdade porque Deus tem o melhor para te dar. Veja o texto: “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.” (Jr. 29: 11).

       Que o Senhor te abençoe e te guarde.