Mensagem

CONFIANÇA EM DEUS

MSG 552 = 19/07/2017

      “Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado,  Todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação.” (Hc. 3: 17-18).  

       Em geral achamos que somos forteS o bastante para superar situações adversas. Porém, o medo nos faz agir errado quando elas aparecem. Isso ocorreu com Pedro, como discípulo de Jesus. Ele deu alguns passos sobre as águas, mas desconcentrou quando olhou para o vento, e começou a afundar (Mt. 14: 29-30). Isso mostra que é possível superar nossos limites humanos e ir além das nossas forças normais. Mas precisamos trabalhar nossa coragem e confiança naquele que nos sustenta, ou seja, crer e confiar em Deus, pois é Ele quem nos capacita (2 Co. 3: 5). É claro que o inimigo vai tentar impedir nossa vitória; mas a estratégia deve ser vigiar e orar para não entrar em tentação (Mc. 14: 38). 

       Reproduzimos no texto acima as palavras do profeta Habacuque, afirmando que nunca deixaria de se alegrar em Deus, nem mesmo diante da miséria ou fome que pudesse vir a enfrentar. Isso nos deixa convictos de que a riqueza da vida não está no dinheiro ou outros bens materiais; mas na medida da confiança que depositamos em Deus. Muitas vezes, aos olhos humanos, a batalha vai parecer impossível para nossas forças. Mas se nossa confiança estiver no Senhor, com certeza Ele vai nos levar mais a frente, a fim de que venhamos reconhece-lo em nossas vidas e glorificar seu nome. Veja o que disse Jesus. Eis o texto:

      “Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito. Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos. “ (Jo. 15: 7-8).

       Cada vez que confiamos em Deus, permitindo o acontecimento de um milagre, o Senhor é glorificado através de nossa fé. Mas o contrário também ocorre. Desagradamos a Ele quando temos medo, e damos por vencidos, em razão de não crermos no poder sobrenatural da fé (Hb. 10: 38). Portanto, o mundo se divide entre os que creem, e que não creem, gerando vencedores e derrotados. Infelizmente, os medrosos ou derrotados em potencial, são em maior número entre o povo. Veja o resultado da ordem de Deus a Gedeão para seleção dos guerreiros na batalha contra os midianitas, sobre um grupo de trinta e dois mil homens. Eis o texto:

      “Apregoa, pois, aos ouvidos do povo, dizendo: Quem for tímido e medroso, volte e retire-se .... Então, voltaram do povo vinte e dois mil, e dez mil ficaram. “ (Jz. 7: 3).   

         Veja que dois terços dos homens era tímidos e medrosos. Isso acontece na vida espiritual hoje. A porcentagem dos medrosos é muito maior, também quando se trata de confiar em Deus. Infelizmente essa imperfeição está entranhada na natureza humana, e impede muita gente de participar da glória do Senhor, pois está escrito que só aquele que crê vê a glória de Deus (Jo. 11: 40). Por isso, defrontamos com situações difíceis, simplesmente porque as pessoas não creram que o Deus a quem servimos pode realizar todas as coisas (Lc 1: 37).

       As Escrituras registram vários exemplos de pessoas que confiaram no Senhor e foram vitoriosas. Um deles – talvez o mais impressionante – foi o de Abraão, quando Deus pediu que ele sacrificasse a Isaac seu filho. Isaac era seu único filho legítimo, concedido por uma benção do Senhor, quando humanamente o casal não tinha mais condições de gerar filhos. Mas pela confiança no Senhor, Abraão providenciou todo o ritual para o sacrifício pedido por Deus, e quando já ia imolar o filho Deus suspendeu a ordem (Gn. 22:10-11-12). Deus usou a confiança que Abraão para prefigurar o que mais tarde Ele viria a fazer nosso benefício, dando Jesus, Seu único Filho, para ser sacrificado pelos nossos pecados. Portanto, é indescritível a perfeição de Deus para com aqueles que Nele confiam (Sl. 34: 8).

       Amigo, devemos confiar em Deus, mesmo diante desse mundo cheio contradições. A chave da vitória está em vigiar e orar, procurando se manter em comunhão com Ele para não dar brecha ao inimigo.
 
       O Senhor te abençoe e te guarde.
 
                                                               Natanael de Souza