Mensagem

Confiança em Deus

MSG 260 = 28/9/2011

      “Confiai no SENHOR perpetuamente, porque o SENHOR Deus é uma rocha eterna; porque ele abate os que habitam no alto, na cidade elevada; abate-a, humilha-a até à terra e até ao pó. ” (Is. 26: 4-5).   

      
       As Escrituras Sagradas relatam que no caminho para Canaã, Moisés enviou um príncipe de cada tribo, num total de doze, para espiar antecipadamente a terra prometida. Eles foram e viram que a terra era realmente muito boa. Porém, olhando para o poder e força de seus habitantes, se sentiram como pequenos gafanhotos, pois eles eram verdadeiros homens gigantes (Nu. 13: 33). Ao voltar para o acampamento, dez daqueles príncipes relataram achar impossível tomar posse daquela terra, diante da aparente superioridade dos homens que tinham de expulsar. Mas dois deles contestaram suas alegações, mostrando que, se fizessem por onde agradar a Deus, Ele os faria superar os obstáculos e se apossar daquela terra (Nu. 14: 8). 

       Esse fato demonstrou que apenas dois daqueles homens confiavam no Senhor, e mais tarde ficou provada a vitória deles. Foram Josué e Caleb. Eles venceram todos os obstáculos, entraram na terra prometida e viveram nela muitos anos. Porém, os dez que não confiaram no poder de Deus, morreram no deserto sem alcançar a promessa (Nu. 14: 21-22-23).

       Através desses acontecimentos Deus mostrou que nunca devemos duvidar de que Ele é onipotente, e o que para nós parece muito grande, para Ele nada representa. Portanto, se entregamos nossa vida em Suas mãos, nada poderá impedir nossa vitoria.

       O versículo que acima transcrevemos nos adverte a confiar no Senhor, declarando que não importa a aparente superioridade do obstáculo a ser transposto. A diferença que existe entre nosso objetivo e o do povo de Israel naquela época é simples de entender. A luta deles era contra potestades em carne e osso; e a nossa hoje é contra potestades espirituais, que atuam a partir das regiões celestes, tentando enganar a nossa fé, e impedir que cheguemos ao reino da glória (Ef. 6: 12).  Mas da mesma forma que no passado Deus cumpriu a promessa, Ele promete nos dar a vitória também no tempo atual, abatendo os poderes dos altos até o pó da terra. Essa declaração do Senhor é plenamente confirmada em outros registros bíblicos. Veja esse: 

      “Caiam mil ao teu lado, e dez mil, à tua direita; tu não serás atingido. Someente com os teus olhos contemplarás e verás o castigo dos ímpios. Pois disseste: O SENHOR é o meu refúgio. Fizeste do Altíssimo a tua morada” (Sl.91: 7-8-9). 

       Observem que a chave para a vitória é procurar fazer de Deus o nosso refúgio, crendo de todo o coração que Ele é soberano e cumpre rigorosamente Suas promessas, sem que exista outro poder no mundo físico ou espiritual que possa impedir. Portanto, não importa o tipo do grupo cristão a que pertençamos, e muito menos o julgamento que os homens façam a nosso respeito. Importa trazermos no coração a certeza de que a Palavra do Senhor, descrita nas Escrituras, jamais falhará. Veja o que nos aconselhou o autor de Provérbios. Eis o texto: 

      “Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal; ” (Pv. 3: 5-6-7). 

       Temos a tendência natural de achar que somos auto-suficientes. É puro engano. O que nos mantém com vida é o sopro da boca de Deus, e se Ele o recolher simplesmente voltamos ao pó (Jó 34: 14-15). Por isso, acreditando ou não as pessoas, Ele é quem comanda todas as coisas, até mesmo por quanto tempo vamos viver aqui (Veja Sl. 139: 16). 

       Amigo, não tema aos homens por mais poderosos que eles se julguem (Mt. 10: 28). Mas tema a Deus, e examine Sua vontade descrita nas Escrituras. No momento que você fizer isso, certamente o Espírito Santo haverá de mostrar a verdade, firmando seu coração e levando-o a confiar no verdadeiro Criador dos céus e da terra. Em todos os tempos Deus tem orientado os homens para a descoberta da verdade, e será assim até os dias finais de existência da terra. Veja o que será pregado nos últimos dias. Eis o texto:

      “temei a Deus e dai-lhe glória, porque é chegada a hora do seu juízo; e adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar e as fontes das águas.” (Ap. 14: 7). 


      
       Que o Senhor possa falar melhor ao seu coração.