Mensagem

COMUNHÃO COM DEUS

MSG 700 - 16/06/2020

    Um dos princípios mais importantes do evangelho de Jesus, é a comunhão com Deus que passamos a ter, onde quer que estejamos, e sem intermediário humano, a partir da consumação da vitória do Senhor na cruz do calvário. Todos sabem que no tempo da Lei só tínhamos comunhão com Deus através dos profetas. Isso era assim, porque nossos pecados fazem separação entre nós e o Senhor, impedindo que nossas orações sejam ouvidas (Is. 59: 2). Mas, desde sua vitória sobre o agente maligno, Jesus conquistou para nós o direito de entrar em comunhão com o Senhor, onde quer que estejamos, sem depender do homem. Isso foi sinalizado quando o véu do santuário, existente no tabernáculo, no tempo da Lei de Moisés, partiu de alto a baixo, exatamente quando Jesus expirou. Veja o texto:

      “Era já quase a hora sexta e, escurecendo-se o sol, houve trevas sobre toda a terra até a hora nona; e rasgou-se pelo meio o véu do santuário.  Jesus, clamando em alta voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. Tendo dito isto, expirou.” (Lc. 23: 44-45-46).

       Aquele véu fazia separação entre o local santo e o santo dos santos, que representava o altar de Deus; e onde o Sacerdote, só podia entrar uma vez por ano para fazer oferta pelos pecados do povo (Ex. 30: 10 – Lv. 16: 34 e Hb. 9: 11-12 e 15). Mas hoje, quando nos tornamos participantes legítimos da nova aliança, firmada no sangue de Jesus, a intermediação humana já não é mais necessária (Mt. 26: 26-27-28). Ele é o sumo Sacerdote assentado à direita do Pai, no santuário celestial, a cujo altar devemos nos dirigir. Assim, nosso sacrifício passou a ser o esforço que fazemos para negar a nós mesmos e viver os mandamentos de Jesus (Mc. 8: 34 e Lc. 16: 16). Veja a forma pela qual ele nos manda adorar. Eis o texto:

       “Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade.” (Jo. 4: 23-24).   

       É nossa obediência ao evangelho que nos leva a alcançar comunhão com Deus, e ter nossas orações respondidas. Quando Jesus declara que chegou o tempo de adorar em espírito e em verdade, fica entendido que devemos viver pela fé, como Deus havia previsto a muitos anos (Hc. 2: 4). Portanto, a igreja que se diz cristã, mas não tem o ensino do evangelho como objetivo principal, não leva seus participantes aos retos caminhos do Senhor. A promessa de Jesus é estar conosco todos os dias até a consumação dos séculos (Mt. 28: 20). Mas isso só acontece com aqueles que mantém fidelidade no ensino do evangelho. O Senhor não está no meio daqueles que invertem o alvo na busca da comunhão com Deus (2 Tm. 4: 3-4). Daí, o motivo de muitos clamarem sem ter respostas. Isso lembra a busca dos profetas de baal (I Re. 18: 26).

       Assim, cada seguidor de Jesus deve examinar as Escrituras e confirmar se sua liderança ensina a obediência a Deus como princípio para alcançar a comunhão, certo de que tudo deve ser feito pelo temor de Deus, e não por constrangimento através de demônios, posto que esses são escravos do pai da mentira, e jamais vão edificar a fé de alguém (Jo. 8: 44).  

       Que o Senhor nos conceda força e poder para vencer todas as coisas.
 
                                                        Natanael de Souza