Mensagem

Casamento

MSG 316 = 31/10/2012

     “Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea. ” (Gn. 2: 18).

       Pela ordem de Deus, quase todas as coisas já haviam sido chamadas à existência; mas a obra da criação ainda estava incompleta. O Senhor havia dado ao homem um corpo em forma física para lidar com a terra, e o homem era perfeito em seus caminhos (Gn. 2: 7 e 19). Entretanto, Deus viu que algo lhe faltava, pois em espírito o ser humano foi concebido em dois e não em um (Gn. 1: 27). Assim, mesmo o homem não tendo pedido, Deus sabia que     seu coração sentia falta da mulher que junto com ele havia sido concebida.

       O texto que acima transcrevemos mostra a preocupação do Senhor com o sentimento do homem pela falta da mulher que, apesar de já existir em espírito, ainda não existia em forma física. Por isso, Deus como supridor de nossas necessidades, tirou o corpo da mulher na costela do próprio homem, e o deu como sua companheira (Gn. 2: 22). Assim surgiu o primeiro casamento do mundo quando o homem recebeu a mulher dada por Deus.

        É bom lembrar que um dos aspectos mais sérios no caráter de Deus é o fato de que Ele jamais mudou Sua forma de agir (Ml. 3: 6). Por isso, se queremos examinar as causas do fracasso de inúmeros casamentos em nossos dias, devemos observar os detalhes e a forma que Deus deu a esse evento no princípio do mundo, já que todas as mudanças feitas fora do padrão divino, não tem parte com o Senhor. Veja a orientação das Escrituras sagradas. Eis o texto:

      “Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração.  Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará.” (Sl. 37: 4-5).

       Não foi isso que aconteceu com Adão antes do pecado? Ele estava agradando a Deus por obedecê-Lo, e mesmo sem pedir o Senhor viu os sentimentos de seu coração e o supriu, dando uma companheira. A providência partiu de Deus. Portanto, se hoje nosso coração se angustia pela falta de um companheiro ou companheira, o caminho certo é colocarmos diante de Deus a nossa necessidade, agradá-Lo conforme manda a santa Palavra, e com certeza Ele mandará a pessoa certa para nós. Assim, quando escolhemos alguém por nossa conta própria, ainda que a levemos a Deus, não é a mesma coisa, pois a escolha foi nossa e não Dele. Por isso, se queremos que o homem não separe o que Deus ajuntou (Mt. 19: 6), é imperioso buscar no Senhor e esperar Nele até que venha a resposta. Veja o texto:

      “Esperei confiantemente pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro. Tirou-me de um poço de perdição, de um tremedal de lama; colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos.” (Sl. 40: 1-2).

       Amigo (a) busque observar a santa Palavra, pedindo a Deus o companheiro ou a companheira que você deseja, e aguardando a resposta. Nós vemos apenas o exterior das pessoas, e somos vulneráveis ao engano; mas o Senhor vê o coração e não erra na escolha. Nunca devemos esquecer de que Deus não nos impede de tomar atitudes por nossa conta, mas Ele só se faz presente quando O consultamos antes de tomar a decisão. Veja o texto:“… O SENHOR está convosco, enquanto vós estais com ele, e, se o buscardes, o achareis; porém, se o deixardes, vos deixará.” (2 Cr. 15: 2).

       Que o Senhor te abençoe e te guarde.