Mensagem

Caminhos da Salvação

MSG 484 de 15/3/2016

    “Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida. ” (Jo. 5: 24).   

       Muitos cristãos declaram que já estão salvos, sem observar importantes detalhes que estão nas entrelinhas das Palavras de Jesus. Eles esquecem que a salvação é uma conquista, e como tal nos impõe o risco de perder ou ganhar enquanto estamos a caminho dela, ou seja, enquanto estamos aqui (Fp. 3: 12-13 e Hb. 10: 38). Por isso, o máximo que podemos dizer com segurança é que pela fé cremos estar salvos, já que a fé é a certeza de coisas que se esperam (Hb. 11: 1). Na verdade, Jesus estabeleceu promessas maravilhosas para nós. Mas todas elas estão condicionadas ao grau de nossa fé e obediência aos seus mandamentos.

       O versículo que acima reproduzimos diz respeito à entrada na vida eterna, de uma forma sonhada por todos os cristãos. Ele mostra uma possibilidade de alcança-la sem passar pelo Juízo Final (Ap. 20: 11-12). No entanto, logicamente, essa benção está condicionada a crermos em Deus e darmos ouvidos ao que Jesus nos mandou fazer. Na maioria das vezes empolgamos com a magnitude da promessa, e deixamos de observar que ela tem um preço, qual seja o de crer verdadeiramente em Deus e dar ouvidos à Palavra de Jesus. Isso representa a obrigação de esperar o cumprimento da Palavra de Deus, sem demover de nossa convicção pela demora do tempo; e de passar pela vida na prática do evangelho de Jesus, sem transgredir nenhum dos seus ensinamentos.

       Entretanto, devemos observar que nos mandamentos do Senhor estão inseridas muitas exigências, requerendo de nós profunda santificação, que não são fáceis de serem alcançadas. Veja em um dos textos como ele manda agir em relação aos nossos semelhantes:

      Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrareis no reino dos céus. Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; e: Quem matar estará sujeito a julgamento. Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão será réu de juízo, e qualquer que chamar a seu irmão de raca será réu do Sinédrio; e qualquer que lhe chamar de louco será réu do fogo do inferno. ” (Mt. 5: 22).  

       Essa advertência demonstra o rigor da santidade exigida de um cristão para passar pelo Juízo sem ser julgado. Portanto, o caminho mais seguro é a moderação de nossas atitudes, entregando as humilhações na justiça de Deus, para que Ele nos exalte em tempo oportuno. Nunca devemos esquecer de que o inimigo está sempre ao redor à espera de uma oportunidade para fazer-nos errar perante o Senhor (I Pe. 5: 6-8). A imprudência nesse sentido é a razão de inúmeros cristãos se julgarem salvos, mesmo vivendo cheios de mágoas e ranços no coração. Eles estão tristemente enganados, e na morte vão descobrir que sem santificação não se pode ver a Deus (Hb. 12: 14).

       Possivelmente, o ponto mais vulnerável da vida de um cristão está no relacionamento com as outras pessoas, pois ele está diretamente ligado à nossa obrigação de conviver em amor e paz; e isso se torna mais difícil a cada dia que passa. É aí que entra a necessidade vital de concentrar esforços no sentido de fazer nosso coração se dobrar para liberar perdão aos que nos ofendem, bem dizer aos que nos maldizem e orar pelos que nos perseguem (Mt. 5: 44 e 6: 15). Como espirito e executor do mal, o inimigo sabe de nossos pontos fracos, e age sobre ele para levar-nos a auto justificação diante de Deus. Talvez foi por essa razão que o apóstolo Paulo nos advertiu de que nossa luta não deve ser contra o sangue nem a carne, mas contra as potestades que atuam a partir das regiões celestes (Ef. 6: 12).  
 
       Amigo, não se engane. Pecar contra Deus representa deixar de cumprir qualquer um dos mandamentos de Jesus (Tg. 4: 17). E aquele que peca contra o Todo Poderoso vai ser riscado do livro da vida. Veja o que Deus disse a Moisés:

      Então, disse o SENHOR a Moisés: Riscarei do meu livro todo aquele que pecar contra mim. ” (Ex. 32: 33).

       Que o Senhor te abençoe e te guarde.