Mensagem

CAMINHO DO ENGANADOR

MSG 659 = 14/11/2017

       O desejo de posição destacada na sociedade leva as pessoas a lutar para se tornarem importantes. Esse sentimento é aceito por Deus, desde que não se transforme em prejuízo aos outros. Mas muitos, ao conseguir o que sonhavam, esquecem que foi Deus que lhe deu forças para vencer, e acabam se tornando arrogantes e orgulhosos. Eles se absolvem no gozo do mundo e abandonam o conhecimento do Senhor, que é o bem mais precioso da vida. Esse é o grande engano que o agente satânico tem aplicado em muitas pessoas. A vitória aparente permite que elas passem pela vida sem nenhum problema. Mas a verdade vem à tona quando morrem e descobrem que foram enganadas pelo espírito da antiga serpente. Esse dom de saber enganar foi aplicado pela primeira vez no jardim do Éden, e até hoje continua tendo sucesso em muitas vidas. Veja como a serpente enganou a mulher, ao saber que ela provocaria a existência da morte se comesse do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Eis o texto:

           “Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis.  Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal.” (Gn. 3: 4-5). 

       Nesse estágio da criação o diabo ainda era a serpente em corpo físico. Ela era o animal mais mentiroso que Deus havia criado, e com esse dom de mentir conseguiu influenciar a mulher a praticar o primeiro pecado no mundo, comendo do fruto que Deus proibiu.  O mais impressionante é que isso aconteceu a milhares de anos, e se tornou como um modelo de ação usado até hoje pela descendência espiritual da serpente, para levar os homens a desobedecer a Deus. No jardim do Éden a serpente levou Adão e Eva a cobiçar a posição do Criador e entrar no pecado (Gn. 3: 5-6); nos dias atuais o diabo leva as pessoas a cobiçarem a posição das outras, e incidirem no mesmo tipo de erro. Veja o texto sobre como acontece:

      “Mas cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando essa o atrai e seduz; então a cobiça, havendo concebido, dá à luz o pecado, e o pecado, sendo consumado, gera a morte.” (Tg. 1: 14-15).

       Parece que nós seres humanos fomos revestidos com a pele da cobra maldita, e perdemos, psicologicamente, a força necessária para perceber suas mentiras (Gn. 3: 21). Por isso, mesmo sendo humanamente mais sábios, não temos a possibilidade de perceber e reagir às abordagens do diabo. Dessa forma, o caminho que conduz ao pecado, e à morte continua estabelecido até hoje, levando almas para o inferno. As pessoas sabem da vontade de Deus, mas cedem às astucias satânicas, que lhes influenciam o coração, sobrepondo à sua legítima vontade. A maioria das vítimas só desperta para a realidade depois de já ter praticado o erro.  Isso é a atuação oculta do espírito enganador relatado na Bíblia (Ap. 12: 9).

       Em nosso tempo, pela misericórdia e graça de Deus, temos opção para desviar desse caminho, se observarmos atentamente os ensinos contidos no evangelho de Jesus. A prática do evangelho do Senhor é o único remédio capaz de barrar o engano satânico e a perca da salvação. Veja o que nos ensinou o apóstolo Paulo. Eis o texto:

      “Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz; embraçando ... o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.” (Ef. 6: 11-15-16).

       A fé, o conhecimento e a prática dos ensinos de Jesus funcionam como escudo contra o caminho do pecado aberto pela serpente no princípio do mundo. Isso quer dizer que podemos fechar a porta para ele.  Se optarmos por esse caminho, temos a garantia de que vai ficar muito mais difícil para as astúcias do maligno nos enganar.  Veja o que diz a Palavra de Deus:

       “Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. Não sejas sábio aos teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal;” (Pv. 3: 5-6-7).

      Amigo, é uma questão de decisão individual. A Palavra de Deus é a espada com a qual lutamos contra os caminhos da condenação. Vai chegar o dia em que todos os que aqui viveram terão de prestar contas ao Senhor do Universo. Entretanto, se você ouvir a voz de Deus, o destino de seu espírito poderá ser brilhante, ainda que você tenha cometido muitos pecados (Veja Lc. 23: 39 a 43).  
 

       Que Deus nos conceda a graça e o poder para vencer todas as coisas.  
 
                                                                  Natanael de Souza