Mensagem

Caminho de Emaús

MSG 043 = 24/10/2007

         “E iam conversando a respeito de todas as coisas sucedidas. Aconteceu que, enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e ia com eles. Os seus olhos, porém, estavam como que impedidos de o reconhecer. ” (Lc.24:14-15-16).

       Essa passagem relata sobre dois homens que caminhava indo de Jerusalém para a aldeia de Emaús, logo depois da ressurreição do Senhor. Sabemos que, em qualquer sociedade, quando acontece um fato marcante, os comentários se tornam o assunto predominante entre as pessoas. Naquela época não era diferente. Enquanto caminhavam, aqueles homens dialogavam a respeito do que havia acontecido com Jesus. 

      Certamente não era a crucificação do Senhor que dava origem às indagações dos recentes acontecimentos, posto que, naquela época, era comum a pessoa ser condenada a esse tipo de morte. Mas, no caso de Jesus, o que os deixava curiosos era a notícia de que o túmulo de Jesus fora encontrado vazio pelos seus discípulos(Veja Lc. 24: 1 a 7). Isso era um fato novo. Aos olhos humanos, o que parecia impossível havia acontecido

        Ao focar esse detalhe do texto, queremos lembrar que não existe o impossível para Jesus. Isso havia sido ensinado antes da crucificação (Veja Mt. 19: 26 – Jo. 11: 40). Portanto, trazendo esse fato para a realidade de nossa vida hoje, podemos crer plenamente que o Senhor pode nos livrar, não só dos males espirituais ou físicos, como também transformar nossa vida de maneira profunda.

       Mas, para que isso aconteça, é necessário que busquemos a revelação da verdade em nosso coração. Observem nos versículos transcritos que os homens falavam sobre os últimos acontecimentos, e Jesus – já ressuscitado – caminhava junto com eles, sem que o reconhecessem. Eles sabiam dos acontecimentos, comentavam sobre o assunto, mas não tinham olhos espirituais para descobrir que era Jesus quem estava ao lado deles

       Situação semelhante acontece com milhões de pessoas nos dias atuais. Sabem da história de Jesus, mas não conseguem desfrutar de bênçãos. Na verdade, o segredo para que suas bênçãos nos alcancem, é a necessária busca da revelação do Senhor em nosso coração (Veja Jo. 3:3).

       Observem que antes daqueles homens o reconhecerem, Jesus pregou-lhes a Palavra, para o entendimento das Escrituras(Lc. 24: 27). Isso despertou neles a fé. Está escrito que a fé vem por ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus(Rm. 10: 17). Com a Palavra no coração, eles tiveram a revelação de Jesus. Veja o texto: 

       “E aconteceu que, quando estavam à mesa, tomando ele o pão, abençoou-o e, tendo-o partido, lhes deu; então, se lhes abriram os olhos, e o reconheceram; mas ele desapareceu da presença deles.”(Lc. 24: 30-31).

       Aqueles homens receberam em primeiro lugar o pão espiritual, ou seja, a Palavra de Deus(Dt. 8:3), e depois o pão para o corpo físico(Lc. 24: 30-31). Jesus só se revelou para eles após suprir os dois tipos de necessidades, mesmo tendo eles o ardente desejo de conhecê-lo(Lc. 24: 32). 

       Portanto, meu amigou ou minha amiga, se as bênçãos do Senhor Jesus ainda não têm te alcançado, lembre-se de que ele se revela quando o buscamos através da sua Palavra. Ele cumpre literalmente o mandamento de Deus contido em Jeremias 29:13, que diz: “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. ” 
       
       Aplique seu coração em buscá-lo de fato e de verdade, e tenha certeza de que ele se revelará para você, e te suprirá do pão que sacia o corpo e do pão que alimenta a alma(Sl. 16:10). 


         Que Jesus te abençoe agora e sempre.