Mensagem

BUSCA DO BATISMO

MSG 565 = 17/10/2017

       As Escrituras mostram que é da vontade de Deus responder nossa oração no exato momento em que a fazemos (Dn. 9: 23). Por isso, quando buscamos e não vemos sinal de respostas, devemos examinar a nós mesmos, numa tentativa de entender os motivos do silêncio do Senhor. Na maioria das vezes a falta de respostas é porque não estamos agindo corretamente de acordo com a Sua Palavra (Mc. 12: 29). Isso atinge muita gente nas igrejas de hoje. Em condições normais a resposta do Senhor, batizando-nos com o Espírito Santo, vem logo após o batismo nas águas. Podemos tomar como modelo o que ocorreu com Jesus. Veja o texto: 

      “... veio Jesus de Nazaré da Galiléia e por João foi batizado no rio Jordão. Logo ao sair da água, viu os céus rasgarem-se e o Espírito descendo como pomba sobre ele. “ (Mc. 1: 9-10).  
    
       Na verdade Jesus não precisava ser batizado. Mas o foi para dar exemplo de justiça (Mt. 3: 13-14-15). Isso nos deixa convictos de que - em nosso caso - o batismo com o Espírito Santo é a resposta do Senhor, confirmando-nos como participantes da Nova Aliança, para salvação. Ele representa um selo espiritual, capacitando-nos para fazer a diferença aqui na terra, e impedindo que os anjos do diabo lancem mão de nós, no dia em que passarmos para o outro lado da vida. É o indicativo de que somos propriedades do Senhor e ninguém pode tocar (Ef. 1: 13 e 4: 30 e I Jo. 5: 18). Assim, o batismo nas águas é um gesto onde indicamos para o Senhor que queremos ser participantes da Nova Aliança, e em condições normais ele nos responde com o batismo do Espírito Santo (Lc. 3: 16).  É o modelo do que aconteceu com o batismo de Jesus no Rio Jordão, ou seja, o cumprimento da justiça (Mt. 3: 15). 

       Nos dias atuais, a demora em receber o batismo com o Espirito Santo pode estar, em grande parte, na falta de cumprimento dos mandamentos do evangelho. As últimas ordens que Jesus deixou aos apóstolos foram taxativas no sentido de que eles deveriam fazer discípulos, e ensiná-los a guardar todos os mandamentos. Essa foi a condição estabelecida para Jesus estar com nós todos os dias (Mt. 28: 19-20).  Entretanto, muitas lideranças descuidam, cumprindo essa ordem parcialmente, ou seja, elas  batizam nas águas, mas deixam a desejar quando se trata de ensinar o evangelho. Isso impede – em parte - que os novos cristãos cumpram corretamente os mandamentos de Jesus, e por esse motivo não são respondidos com o batismo que vem do Senhor para confirmação da aliança. Veja o que Jesus disse com respeito ao derramamento do Espírito Santo sobre as pessoas. Eis o texto:

       “ ...  Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva; ...“ (Jo. 7: 37-38).   
  
       Esse texto deixa claro que o santo Espírito só sela o batismo quando nós cuidamos em cumprir as Escrituras. Portanto, quem não observa corretamente as condições da promessa do Senhor, não tem respostas na busca.

       Mas, como disse o apóstolo Paulo, a palavra está em nossa boca (Rm. 10: 8-9). Por isso, ainda que nossas lideranças estejam fracas no ensino da Palavra, temos as Escrituras à nossa disposição, e podemos nos dedicar a entender e praticar os mandamentos, para que venhamos a receber do Senhor o cumprimento da promessa. Se fizermos isso, certamente vamos ter a resposta. Veja o que está escrito sobre a forma pela qual Deus opera com nós. Eis o texto:

     “ Buscar-me-eis e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração. “ (Jr. 29: 13).    

       A Bíblia não diz que devemos esperar por alguém; mas que devemos buscar. Portanto, se nossas lideranças não nos ensinam como devia, temos a liberdade de aprender por nossa conta, e com certeza veremos o fruto de nosso esforço (I Jo. 2: 27).

       Amigo, o batismo com o Espirito Santo faz a diferença tanto em vida aqui, como depois da morte. Portanto, se você ainda não o recebeu, examine como você está cumprindo o que Jesus determinou (Mt. 7: 24-25). Não espere por ninguém. Assistido ou sozinho, vá em frente, e Deus será contigo (Js. 1: 8).

 
       Que Deus assim nos conceda a graça e o poder para vencer todas as coisas.
 
                                                                          Natanael de Souza