Mensagem

Busca Correta

MSG 467 03/11/2015

    Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente. Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais.” (I Co. 2: 12-13). 


       Vivemos numa época em que a essência do evangelho tem sido deixada de lado cada vez mais, e aqueles que creem na revelação da Palavra pelo Espírito Santo, são até criticados pelos que se julgam sábios e capazes de entender a vontade de Deus através da capacidade humana. Mas na verdade os que assim procedem tem tido como resultado uma geração de cristãos enfraquecidos que conseguem apenas manter a comunhão entre eles mesmos, sem nenhum testemunho de bênçãos, pelo fato de desprezarem o verdadeiro revelador do conhecimento de Deus, que é o Espírito Santo. Essa maneira errada de buscar o conhecimento de Deus vem de longe. 

       Os versículos acima reproduzidos relatam sobre as declarações do apóstolo Paulo, mostrando a verdadeira forma de buscar conhecer a vontade de Deus. Ele afirmou para os coríntios que não estava usando a sabedoria que recebeu do mundo; mas a que lhe foi revelada pelo Espírito Santo. Precisamos lembrar que os tempos se passaram, mas as Escrituras continuam inalteradas. Portanto, a verdade sobre a vontade do Senhor não é algo que se possa aprender como as ciências naturais, mas pela revelação que somente a unção do Espírito Santo traz sobre nós. Veja o que disse o apóstolo João:

       “Quanto a vós outros, a unção que dele recebestes permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é falsa, permanecei nele, como também ela vos ensinou.” (I Jo. 2: 27).

       É bom lembrar que nossos líderes humanos são chamados para serem instrumentos do Senhor a fim de nos orientar sobre a melhor forma de obter do Espírito Santo a revelação da vontade divina. Aquele que melhor busca é o que melhor recebe (Jr. 29: 13). Contudo, não devemos tê-los como referencia de vida, já que são humanos como nós. Por isso, mesmo recebendo deles boas orientações, na prática da vida, devemos ter como referência os textos do evangelho. Assim, além do que ouvimos na igreja é necessário buscar na leitura direta da Bíblia, a fim de que, na hora da necessidade, venhamos a lembrar do que vimos.

       A Palavra de Deus é a espada do Espírito que deve ser usada quando o mal aparecer (Ef. 6: 17). Nossos líderes apenas nos orientam como obtê-la. Mas a concessão dela em nosso coração é dada pelo Espirito Santo (Mt. 16: 17 e Jo. 16: 13). Essa é a razão pela qual o Apóstolo Paulo nos orientou a não apagar o Espírito (I Ts. 5: 19). 

       Hoje, nossa situação já é bem mais adiantada que nos tempos da antiga aliança. Naquele tempo o profeta era intermediário entre Deus e as pessoas. Mas essa situação foi mudada quando o Espírito Santo foi derramado sobre a terra, para que seja salvo todo aquele que clamar pelo nome do Senhor (Joel 2: 28 e At. 2: 1 a 4). Portanto, Ele é o único Espírito que nos traz a verdade de Deus. Veja o que disse Jesus:

      “Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.” (Jo. 14: 26).

       Não é a sabedoria humana quem nos ensina. É o Espírito Santo que nos traz à memoria o evangelho de Jesus. Portanto, apaga o Espírito quem substitui o Espírito de Deus pelo homem. É desnecessário dizer o resultado que isso provoca, sem falar no risco que se corre de não ser reconhecido por Jesus no momento da morte (Mt. 7: 22)

       Amigo, não se deixe enganar pelas aparências. Se Deus te deu o privilégio de ser chamado para o caminho da salvação, busque a verdade nos textos das Sagradas Escrituras. Quando um texto te deixar em dúvida, medita nele, peça orientação de sua liderança na igreja. Certamente Deus te dará a resposta quando ver seu esforço (Js. 1: 8 e Mt. 11: 12).

 

       Que o Senhor possa falar melhor ao seu coração.